Como proteger os cabelos no Verão

O sol e o calor característicos do Verão convidam a passar mais tempo ao ar livre e a aproveitar o bom tempo. A praia convida a banhos de mar e o calor convida a banhos na piscina. O sol, a areia, a água salgada e o cloro até fazem bem ao espírito, mas causam danos quase irreparáveis ao cabelo. O sol seca o cabelo e estraga os cabelos pintados, desbotando a sua cor. A água salgada e o cloro promovem a desidratação capilar, deixando os fios mais secos e grossos. Por isso, a prevenção e o tratamento dos fios capilares durante a época mais quente do ano é fundamental  para proteger os cabelos no verão, de modo a mantê-lo saudável, macio e sedoso.Como proteger os cabelos no Verão

Conselhos para proteger o cabelo noVerão

Um dos primeiros passos para proteger o cabelo dos perigos do verão é mudar a gama de cuidados para o cabelo. Substitua o champô, o condicionador e a máscara que usa por uma gama especializada para o Verão. Felizmente, quase todas as marcas apresentam uma linha limitada durante o Verão, com cuidados redobrados para hidratar o cabelo com maior força. A maior parte destes produtos contém protector solar, que previne a escamação dos fios. Quando os fios começam a escamar, o cabelo torna-se áspero e é natural que surjam as temidas pontas espigadas.

A prevenção também deve ser feita ao longo do dia. Se fizer um dia de praia ou de piscina, faça-se sempre acompanhar de um óleo ou de um condicionador leave-in. Estes produtos ajudam a manter a hidratação do cabelo. Pulverize o cabelo sempre que achar necessário e sempre que sair da água, salgada ou com cloro. Evite pentear o cabelo enquanto estiver na praia. Se o fizer, vai arrastar os grãos de areia pelos fios, fazendo uma esfoliação descecessária ao cabelo. Não deve também esquecer que, depois de um dia de descanso na piscina ou na praia, deve lavar bem o cabelo para retirar quaisquer resíduos que possam estar no couro cabeludo. A presença de grãos de areia no cabelo agride o couro cabeludo e cada fio de cabelo. Aposte em lavar o cabelo com água morna ou fria: a água quente seca o cabelo.

Cuidados depois do sol

Depois da praia, também deve aplicar uma máscara hidratante, para cabelos estragados ou pintados. Este tipo de máscaras são mais nutritivas e protectoras, dando uma maior hidratação ao cabelo. Evite retirar logo a máscara e faça a sua vida, por casa, com a máscara colocada no cabelo. Envolva a cabeça com uma touca, durante quase uma hora. O calor que se vai criar dentro da touca ajuda a activar as propriedades nutritivas da máscara.

Por último, e apesar de as mulheres evitarem ao máximo a presença da tesoura nos seus cabelos, cortar as pontas, de três em três meses, ajuda o cabelo a crescer de forma mais saudável. Depois do verão e com o cabelo mais estragado que o normal, aposte numa “tesourada” considerável, para retirar o volume extra e as pontas espigadas. Todas estas são dicas eficientes para manter o cabelos saudável durante o Verão.

 

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv