Podemos lavar os cabelos todos os dias?

Muitas são as pessoas que se questionam se podem lavar os cabelos todos os dias. Esta é uma questão mais do que válida, visto que existem várias opiniões que diferem consoante o método que a pessoa utiliza para a lavagem dos cabelos.

Entre os partidários de uma lavagem diária e os seguidores de lavagens espaçadas, a questão de quantas vezes se deve lavar o cabelo por semana divide as pessoas.

Especialistas como a Vanessa Giani, responsável do programa de treino dos centros capilares Jean-Louis David, explicam que não se deve lavar demasiadas vezes o cabelo. O número de lavagens depende do tipo de cabelo, no entanto é comummente defendido que não devemos lavar os cabelos todos os dias, se queremos ter um cabelo realmente saudável. Mas haverão excepções a esta regra? Continue a ler este artigo para descobrir quantas vezes se deve lavar a cabeça.

Quantas vezes se deve lavar o cabelo por semana

Porque é que não podemos lavar os cabelos todos os dias?

Não é aconselhado que se lave o cabelo todos os dias, pois o shampoo pode danificar o couro cabeludo e a fibra capilar. A maioria dos shampoos têm uma composição demasiado química, o que acaba por agredir demasiado o couro cabeludo e o próprio cabelo.

Uma lavagem demasiado regular leva a que couro cabelo fique desidratado e o cabelo fique demasiado oleoso e se estrague mais rapidamente. As glândulas sebáceas situadas no couro cabeludo, produzem sebo, que atuam como uma camada protetora que, além de proteger, hidrata. Por isso, o cabelo não pode ser lavado todos os dias para não perder esta oleosidade natural.

Quantas vezes se deve lavar o cabelo por semana?

As glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem sebo natural, que se acumula, dia após dia, no couro cabelo e no próprio cabelo. Não podemos lavar os cabelos todos os dias para evitar a oleosidade em excesso, mas devemos lavar os cabelos regularmente para limpar o excesso de sebo e manter o couro cabeludo livre de impurezas.

O número de lavagens necessárias e aconselhadas depende do tipo de cabelo que tem. Fique a saber qual é o seu tipo de cabelo e com que frequência pode lavar os cabelos por semana.

Cabelo normal

Se tem o cabelo normal, este não requer uma lavagem regular. Duas lavagens por semana é mais do que suficiente para manter o seu cabelo limpo e saudável.

Cabelo seco

O cabelo seco é um sintoma de falta de hidratação. Neste caso, utilize a cada lavagem produtos hidratantes com ácidos gordos essenciais. Não se deve lavar os cabelos todos os dias quando são secos: uma a duas vezes por semana é mais do que suficiente, conjugando as lavagens com uma máscara reparadora uma vez por semana.

Cabelo oleoso

Este é o tipo de cabelo que requer mais cuidados. Consoante o grau de oleosidade, este é o único caso em que, segundo a maioria dos especialistas capilares, poderia suportar uma lavagem quase diária. O cabelo é oleoso porque as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem muito sebo, que é necessário ser retirado.

Portanto, se não tivermos cabelo de tipo oleoso, não é recomendável a lavagem diária dos cabelos. Para evitar a oleosidade e conseguir manter uma limpeza espaçada de vários dias, use shampoo de pH neutro, suaves e que não sejam demasiado químicos e agressivos para o couro cabeludo.

Lavar o cabelo dia sim dia não

Se estava habituada a lavar o seu cabelo diariamente, comece progressivamente a reduzir o numero de lavagens semanais. Comece por exemplo, a lavar o seu cabelo dia sim e dia não, e depois passe a três, até chegar as dois lavagens semanais.

Lavar o cabelo todos os dias não é o mais adequado. Se tem o cabelo oleoso, as glândulas sebáceas vão produzir mais sebo, se tem o cabelo seco, o cabelo vai ficar ainda mais seco. O ideal é lavar dia sim e dia não, se tem cabelos oleosos e espaçar mais as lavagens nos cabelos secos. Para muitos especialistas o ideal seria deixar um dia de intervalo entre as lavagens.

Dicas para evitar lavar a cabeça todos os dias

Mesmo assim, se tem o costume de lavar o cabelo todos os dias e não consegue desabituar-se, estas dicas podem ajudar: se lavar o cabelo com frequência, todos os dias, ou dia sim dia não, uma única aplicação de shampoo é suficiente. Se espaça mais as lavagens pode colocar duas aplicações sucessivas de shampoo. Se depois do ginásio o cabelo fica sujo e é necessário lavá-lo, use champôs suaves e não agressivos.

Mas se continua a ter a sensação de ter o cabelo sujo ou oleoso, existe algumas dicas, como amarrar o cabelo, ou utilizar o champô seco. São alternativas que também podem servir para situações de emergência.

A frequência com que lava o cabelo também deve ser considerada, no caso de cabelos pintados. Não deve lavá-lo todos os dias. Quanto mais lavá-lo, mais cor irá perder. Tente distanciar as lavagens, isso significa que a coloração aguentará mais tempo.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv