Afinal o chocolate não engorda!

Um estudo da Universidade de Granada (Espanha) revelou o que até agora sempre quisemos ouvir – comer chocolate não engorda

O estudo publicado na revista Nutrition conclui que quem come chocolate, de forma regular, tem níveis mais baixos de gordura corporal, incluindo a gordura abdominal, que como sabemos é a mais perigosa para a saúde.Afinal o chocolate não engorda!

A investigação analisou o estilo de vida e hábitos alimentares de 1.458 jovens de nove distintos países, com idades entre os 12 e 17 anos e revelou que o consumo de chocolate, apesar de ser um alimento calórico, está associado a um menor risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, independentemente de realizar-se ou não alguma atividade física.

Estes resultados são também similares a outros estudos desenvolvidos em adultos, onde se comprovou que aquelas pessoas que comiam chocolate com maior frequência tinham menor índice de massa corporal.

O chocolate é bom para a saúde

O chocolate, por ser rico em flavonoides (especialmente catequinas, responsáveis do sabor amargo característico do cacau ), possui propriedades benéficas para a saúde. Neste sentido, é um potente antioxidante e anti-inflamatório, tendo ainda efeitos anti-hipertensivos e pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares segundo os investigadores. Outro estudo comprovou que os flavonoides aumentam o fluxo sanguíneo cerebral numa área concreta do cérebro associada à memória, o que se traduz na melhora do processo de memorização.

O chocolate, consumido com moderação, não engorda, podendo ser incluído, especialmente o chocolate preto na dieta diária, sem abusar e alternado com outros alimentos ricos em fibras, tais como frutas, verduras e legumes. Pois é aconselhável não comê-lo isolado, mas acompanhado destes alimentos, de modo a que a fibra impeça a absorção do açúcar. É também recomendável comê-lo ao longo da manhã e nunca depois do meio-dia, para que o corpo tenha tempo suficiente de queimar a energia.

Como escolher o melhor chocolate?

O melhor chocolate para a saúde é o chocolate preto, com mais de 70 % de cacau. Ao conter mais quantidade de cacau é, consequentemente mais rico em  flavonoides (o chocolate de leite tem menos cacau e o branco não contém cacau mas gordura de cacau).

Contudo, os cientistas da Universidade de Granada alertam que comer muito chocolate não é recomendado, pois embora o chocolate não engorde e, até mesmo pode ajudar a reduzir a gordura corporal, o mais prudente é consumi-lo de forma razoável, não excedendo a quantidade de 20 a 25 gramas por dia. Deve saber que 100 g de chocolate tem um valor calórico de aproximadamente 500 kcal.

Os investigadores insistem em que os resultados do estudo não sejam confundidos com: “comer chocolate emagrece”.

Agora que já conhece os benefícios de comer chocolate preto pode, a partir de agora, não sentir-se culpável de ceder a esta tentação e desfrutar deste pequeno (ou talvez grande) prazer que deixou de estar proibido.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv