Dieta Perricone – a dieta que cuida da sua pele

A Dieta Perricone é a nova dieta de moda em Hollywood. O seu objetivo não é perder peso, mas prolongar a juventude, por isso não à de admirar que celebridades como Kate Hudson, Gwyneth Paltrow, Cate Blanchett, Julia Roberts e Eva Mendes já se renderam a este plano alimentar, que diz combater as rugas e a flacidez. Também, a rainha Letizia de Espanha encontrou nesta dieta a sua fórmula, recentemente revelada, para a manter a sua sempre impecável beleza.Dieta Perricone - a dieta que cuida da sua pele

Esta dieta foi criada pelo Dr. Nicholas Perricone, um reconhecido dermatologista norte americano que leva anos investigando a teoria do envelhecimento. Este plano, que também pode ajudar a emagrecer, visa ser, sobretudo, uma dieta antienvelhecimento, cujo principal objetivo é retrasar a oxidação das células através do recurso a certos superalimentos, que têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anti-rugas e anti-flacidez e, que portanto, contribuem para manter uma pele saudável e bonita.

Qual o objetivo da dieta Perricone?

O Dr. Perricone afirma que um dos principais factores do envelhecimento é a inflamação, processo que acelera o envelhecimento das células precocemente. E, a estratégia para combater esse envelhecimento é aumentar o consumo de alimentos anti-inflamatórios e eliminar os alimentos pro inflamatórios.

A dieta Perricone tem dois planos, um para ser feito em apenas três dias, e outro mais largo que dura 28 dias. A versão mais curta permite a obtenção de resultados imediatos. Podemos, assim dizer, que é um tratamento de beleza expresso para fazer em casa, ajudando a melhorar o aspecto da pele, fazendo com que esta esteja bonita e em bom estado, para além de reduzir o inchaço do corpo, o que se traduz, na perda de algum peso.

Os alimentos da dieta Perricone

Este plano alimentar tem como base os alimentos com propriedades antienvelhecimento. Estes são os principais grupos de alimentos recomendados:

Proteína de alta qualidade: se passa um dia sem comer proteína, fica um dia mais velho, é o que o Dr. Perricone afirma. Neste sentido ingira todos os dias proteínas de alta qualidade, entre as quais, o peixe fresco (o salmão selvagem é o favorito porque é rico em ómega 3 e contém um potente antioxidante DMAE), frango e peru, ovos, tofu…

Hidratos de carbono integrais: são aqueles com baixo índice glicémico, porque permitem a absorção mais lenta do açúcar, de modo a não provocar uma reação inflamatória causada pelo aumento dos níveis de insulina. Legumes, verduras, cereais com baixo índice glicêmico são as melhores opções. Os hidratos de carbono vindos da batata, massa, arroz, pão e outros alimentos refinados, conduzem à inflamação da pele, o que faz envelhecer rapidamente.

Lacticínios: as melhores opções são o iogurte e o kefir porque contêm bactérias probióticas que fazem bem à saúde, também pode consumir em, quantidades moderadas, leite magro e queijos frescos (queijo cottage, ricota, queijo feta, requeijão)

Gorduras saudáveis: ácidos gordos essenciais ómega-3 (encontrados nos peixes de água fria: salmão, atum, sardinha, arenque, anchova) e gorduras vegetais (azeite, frutos secos, sementes). As gorduras saturadas devem ser reduzidas, bem como os ácidos gordos trans e ácidos gordos poli-insaturados (óleos vegetais vulgares).

Frutas e vegetais abundantes em antioxidantes: as melhores opções são, de acordo com a dieta Perricone: abacate, açai, melão cantalupo, meloa, morangos, pimentas picantes, vegetais folhosos verde escuro (como espinafre, couves, agriões), brócolis, vegetais allium (alho, cebola, cebolinho, alho-francês) ervas de trigo e cevada, sementes germinadas, sementes de trigo sarraceno, leguminosas (feijão e lentilhas)

Para beber: a  água e o chá verde (rico em antioxidantes) são as opções mais recomendadas.

Alimentos proibidos na dieta Perricone

Deve evitar o açúcar (utilize substitutos naturais, como a stévia), amidos e farinhas brancas (bananas, batatas, massas, pão, arroz, milho e cereais processados), o café (que tem sido demonstrado que faz aumentar os níveis de cortisol – hormona do stresse), as gorduras hidrogenadas (margarinas e gorduras trans), refrigerantes (incluindo os light) e sumos de fruta embalados pelo seu elevado teor de produtos químicos e adoçantes, álcool (um copo de vinho por dia, é a única opção permitida, especialmente vinho tinto, porque contém polifenóis, que protegem o corpo do envelhecimento), e, outro inimigo da pele que deve eliminar é o tabaco.

A ter em conta!

– Todos os dias deve fazer 3 refeições principais e 2 lanches. Cada refeição deve incluir uma porção de proteína, hidratos de carbono de baixo índice glicémico e gorduras saudáveis.

– Comer sempre a proteína em primeiro lugar, de modo a favorecer a digestão e evitar a resposta glicémica, ou seja a subida do açúcar. Seguidamente, as fibras e, finalmente, os hidratos de carbono complexos.

– Beba 8-10 copos de água mineral por dia: 1 copo em jejum e, acompanhe sempre cada refeição com um copo de água.

– É fundamental que beba chá verde em vez de café, já que a cafeína do café estimula a insulina e esta, por sua vez, acelera o envelhecimento.

– O Dr. Perricone recomenda meia hora de exercício físico diário, necessário para a manutenção da boa saúde e vitalidade.

– Dormir horas suficientes é condição essencial para combater o envelhecimento, já que, durante o sono os efeitos negativos do cortisol são reparados e além disso produz-se a libertação das hormonas do crescimento e da juventude, bem como da melatonina, uma hormona com efeitos benéficos para a beleza da pele e do sistema imunitário.

Com o seguinte plano, de apenas 3 dias, o Dr Perricone afirma que muitas pessoas vão notar uma pele mais bonita, mais energia e menos retenção de líquidos.

Menu 3 dias dieta Perricone

Menu para 3 dias

Ao acordar: um copo grande de água.

Pequeno-almoço:

  • Uma omelete feita com 2 claras de ovo e 1 gema / ou um pedaço de 150 gramas de salmão assado ou grelhado
  • ½ chávena de aveia (não instantânea)
  • Uma talhada de melão Cantalupe com ½ chávena de morangos ou mirtilos
  • Um copo de água.

Almoço:

  • 150 grs de salmão grelhado. Pode ser substituído por uma lata de tamanho médio de atum em azeite, com baixo teor de sal, ou uma lata de sardinhas em azeite.
  • 2 chávenas de alface temperada com com 1 colher de sopa de azeite extra-virgem
  • Uma talhada de melão Cantalupe com ½ chávena de morangos ou mirtilos
  • Um copo de água.

Lanche da tarde:

  • 50 g de peito de frango grelhado, com pouco sal
  • 4 avelãs sem sal
  • ½ maçã
  • Um copo de água.

Jantar:

  • 150 g de salmão grelhado (com azeite e limão)
  • 2 chávenas de alface temperada com 1 colher de sopa de azeite extra virgem e limão
  • Uma chávena de espargos ao vapor (nos outros dois dias pode substituir por 1 chávena de bróculos, couve, espinafre, com azeite)
  • Uma talhada de melão Cantalupe com ½ chávena de morangos ou mirtilos
  • Um copo de água.

Antes de dormir:

  • 50 g de peito de frango ou peru assado, com pouco sal.
  • 4 amêndoas ou 4 azeitonas verdes
  • Metade de uma maçã ou de uma pêra
  • Um copo de água.

Deve, ainda ao longo do dia, beber mais dois copos grandes de água e seguir a dieta Perricone à risca durante os três dias.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv