Diga não aos hidratos de carbono depois das 18 horas

 

Uma das crenças populares mais comuns quando o assunto é perder peso, é o facto de que para emagrecer devemos eliminar os hidratos de carbono nas refeições a partir das 18 horas. Será esse mito verdadeiro ou falso? De facto, os hidratos de carbono são a principal fonte de energia do organismo e é importante inclui-los na nossa alimentação pois sem eles o metabolismo desacelera e gasta menos calorias. Eles são essenciais para manter os níveis calóricos normais durante o dia. Mas é necessário ter em atenção que a ingestão excessiva deste tipo de alimentos a partir das 18 horas aumenta o risco de acumular gordura, pois é nessa altura do dia que o consumo de energia é menor.Diaga não aos hidratos-carbono depois das 18 h

Se quer emagrecer não coma hidratos de carbono a partir das 18 horas

Uma coisa é certa: o consumo excessivo de hidratos de carbono durante o período da noite, associado a uma vida sedentária leva a que se engorde mais. Por isso, se o seu objectivo é emagrecer, para além de praticar uma dieta saudável aliada à prática de exercício físico, deve ter o cuidado com a quantidade de pão, massa, arroz e batata que come à noite. O ideal será mesmo não ingerir hidratos de carbono a partir das 18 horas, evitando o aumento de peso e o aparecimento daqueles ”pneuzinhos” que tanto incomodam.

Atenção que não deve deixar de comer antes de se deitar, o que deve evitar comer são os alimentos ricos em hidratos de carbono. Deixar de jantar como muita gente faz não resolve o problema, pois além de passar fome, vai ser forçado a compensar essa falta de alimento durante a madrugada ou na próxima refeição, abusando dos carboidratos e não é isso que nós queremos. A solução é optar pelas fontes ricas em proteínas. Vai ver que a perda de peso será mais fácil e imediata.

Sugestões sobre o que comer depois das 18 horas:

  • Sopa sem batata. Pode adicionar courgette, cebola e abóbora, por exemplo, que ajudam a dar consistência.
  • Ovos mexidos com cogumelos ou legumes variados e salada mista.
  • Salada fria de queijo fresco, alface, tomate, maçã ou atum, alface, tomate, ovo cozido e cebola.
  • Peito de frango com legumes salteados.

O que deve evitar comer a partir das 18 horas:

  • Alimentos integrais (cereais, aveia, pão integral e pão branco, massa, arroz branco, feijão, milho, batatas, abóbora, batata-doce).
  •  Lacticínios (gelado de leite, leite, iogurte, queijo…).
  • Frutos secos (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs…).
  • Produtos desportivos (barras de cereais, bebidas energéticas, entre outros).
  • Açúcar e alimentos açucarados.

Apesar de devermos evitar os hidratos de carbono à noite, se desejamos perder peso, eles fornecem a energia necessária para o nosso organismo, pelo que não podemos deixar de inseri-los na nossa alimentação em quantidades equilibradas.

 

 

 

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv