Prepare as suas águas aromatizadas

A época do ano mais quente começou e as altas temperaturas convidam a beber muita água, mas por vezes o simples gesto de beber é para muitos um sacrifício, ou porque não gostam do seu sabor insípido ou por mero descuido. Mas isto não seria um problema se a água tivesse sabor, como as chamadas águas aromatizadas que estão sempre na moda e além disso são saudáveis e amigas da linha.

Águas aromatizadasPrepare as suas águas aromatizadas

As águas com sabores não só saciam a sede, mas permitem que se cumpra um requisito fundamental, que é a ingestão diária de cerca de 1,5 l a 2 l de água para manter-se hidratado. Contribuem também para melhorar a digestão e limpar o nosso organismo, cumprindo assim a função de “desintoxicação” próprias das famosas águas detox, o que se traduz também numa pele sempre hidratada e com bom aspecto, e tudo isto sem acrescentar calorias à sua alimentação.

Embora as águas aromatizadas dos supermercados sejam uma opção rápida e sempre disponível, contêm açúcares e conservantes, não sendo, portanto uma alternativa saudável nem um hábito adequado para cuidar da linha. Prepare as suas águas aromatizadas em casa sem açúcar, sem sabores artificiais e aditivos. Apenas com água, frutas, legumes e ervas aromáticas.

Como preparar águas com sabores

Não é necessário seguir uma receita especifica, basta ser criativo e fazer uso da imaginação e criar uma água aromatizada caseira segundo o gosto pessoal, simplesmente adicionando frutas, legumes, ervas ou especiarias a uma jarra de água.

Ingredientes que pode usar para preparar águas com sabores

  • Ervas aromáticas como: salsa, hortelã, alecrim, tomilho, manjericão, coentro.
  • Especiarias como gengibre, canela, cardamomo, cravo ou baunilha.
  • Frutas como morangos, melão, amoras, framboesas, abacaxi, limão, laranja, lima etc.
  • Vegetais como cenoura, pepino, aipo, talos de erva-doce.

A quantidade de água e os ingredientes são da sua preferência. Unicamente deve ter o cuidado de deixar a água em repouso com os ingredientes que escolheu pelo menos 4 horas para que a água absorva todo o sabor dos ingredientes. No entanto o ideal seria deixar a mistura descansar durante toda a noite, a fim de maximizar os benefícios de todos os seus sabores.

Normalmente para cada litro de água é adicionado cerca de 1-2 chávenas de frutas ou legumes, ou ambos misturados. A mistura deve ficar tapada no frigorifico durante toda a noite. No dia seguinte, coar e beber a água. Além de obter uma água com um agradável sabor a fruta, esta contém ainda algumas vitaminas, outra vantagem para o seu organismo. Algumas ideias para aromatizar a sua água:

Água com sabor a pepino e hortelã fresca

Ingredientes para 1 litro de água:

  • 1-2 pepinos
  • Um ramo de hortelã

Preparação:

Lave bem o pepino e corte em rodelas sem tirar a casca. Lave a hortelã e triture ligeiramente num almofariz. Coloque os ingredientes num jarro e encha com 1 litro de água. Deixe em repouso durante a noite. Varie na quantidade de hortelã segundo o seu gosto.

Água aromatizada com toranja, estragão e gengibre

Ingredientes:

  • 1 toranja
  • 1 raminho de estragão fresco
  • Um pedaço grande de gengibre fresco

Preparação:

Retire a casca da toranja e corte em fatias. Descasque a raiz de gengibre e rale. Deite todos os ingredientes numa jarra e acrescente a água. Deixar repousar como minimo 3-4 horas no frigorífico, ou toda a noite.

Água com melancia e lima-limão

Ingredientes para 1 litro de água:

  • 1/2 melancia
  • 1-2 limas

Preparação:

Retire as sementes da melancia e corte em pedaços. Lave a lima e corte em quartos. Deite tudo numa jarra e encha com 1 litro de água. Deve ficar em repouso durante a noite.

Água com sabor a alecrim, limão e laranja

Ingredientes:

  • Sumo de 2 limões
  • 1 laranja
  • 1 raminho de alecrim

Preparação:

Adicione o sumo de dois limões (espremidos no momento), a laranja descascada e cortada aos bocados o alecrim a uma jarra de água. Deixar repousar durante 3-4 horas no frigorífico, mas preferentemente toda a noite.

Inspire-se nestas receitas e prepare as suas águas aromatizadas com os ingredientes que mais gosta e guarde-as no frigorifico, não mais de 4 dias. As águas com sabores feitas em casa são sempre uma alternativa mais saudável do que as garrafas de água com aromas dos supermercados, para já não mencionar os refrigerantes e os sumos elevados em calorias. Matariam a sede, é certo, mas à custa de alguns quilos a mais.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv