Weight Watchers: A Melhor Dieta Para Perder Peso

De acordo com o US News a melhor dieta para perder peso é a Weight Watchers (ou Vigilantes do Peso, em português). Esta dieta ocupa a primeira posição na categoria Best Weight-Loss Diets 2014 do US News e tem resultados surpreendentes para quem a segue. A melhor parte, de acordo com quem já experimentou, é que permite comer tudo.

Como funciona a dieta Weight Watchers?

No site oficial do programa Weight Watchers pode ler-se que este não é uma dieta, mas sim uma forma saudável de viver. O programa defende que fazer dieta para perder peso é mais do que contar calorias, e por isso o importante é comer saudável. Esta dieta baseia-se em atribuir pontos a cada alimento de acordo com a quantidade de proteína, hidratos de carbono, gordura, fibra, calorias e a forma como o corpo o assimila. Os alimentos que saciam mais têm menos pontos e por exemplo, alimentos altamente nutritivos também têm menos pontos que alimentos simplesmente pobres em calorias. Assim, se tiver de escolher entre um batido de fruta de 200 calorias ou uma bebida à base de café com o mesmo valor calórico, a escolha mais acertada é o batido. O nome do programa baseia-se na sua ideia inicial em que os participantes compareciam a reuniões semanais para falar dos seus progressos com um “monitor” que aconselhava e controlava o progresso. Apesar de ainda hoje este molde de programa continue em vigor, é também possível aderir apenas on-line.Weight Watchers: A Melhor Dieta Para Perder Peso

A dieta que permite comer tudo

Ao aderir ao programa, cada participante é a avaliado com base na idade, sexo, altura e peso e, dependendo desses fatores é-lhe atribuído um número máximo de pontos de alimentos que pode ingerir a cada dia. Pode comer o que quiser, desde que não ultrapasse o número diário de pontos. Alimentos com muita gordura ou com alto teor calórico têm mais pontos e por isso, podem ser consumidos, mas em pequenas quantidades. Frutas e vegetais têm normalmente zero pontos, o que significa que podem ser consumidos sem limites. O site oficial do Weight Watchers disponibiliza os pontos atribuídos a mais de 40 000 alimentos, pelo que não é difícil manter os cálculos em dia. Sobremesas e doces são permitidos, mas têm por norma, pontos elevados. Alguns estudos revelaram que o programa Weight Watchers é realmente eficaz e ajuda os participantes a perder peso de forma saudável, além de não ter efeitos secundários indesejados.

Vantagens e desvantagens da dieta Weight Watchers

A vantagem desta dieta é não ser a típica dieta em que os seguidores sentem normalmente fome devido às pequenas quantidades de comida ingeridas. Os pontos atribuídos a cada pessoa são normalmente suficientes para três refeições principais e dois lanches por dia. O participante faz as suas próprias escolhas e pode comer de tudo. A principal desvantagem é o facto de ter de contar os pontos cada de vez que consome algum alimento, exigindo perder algum tempo a fazer cálculos. Alguns participantes perdem a motivação e acabam por desistir. No entanto com o intuito de facilitar a vida dos participantes, o programa criou um guia de bolso com os pontos dos alimentos, assim como aplicações para tablets e telemóveis. Embora os participantes continuem a ter de perder tempo a contar os pontos, esta tarefa foi facilitada. Por outro lado, entrar no programa, mesmo que on-line, tem alguns custos, que embora não sejam muito elevados, podem constituir um obstáculo para alguns. Mas ainda assim, as vantagens desta dieta parecem ser superiores aos seus inconvenientes e talvez por isso mesmo, tenha sido considerada a melhor dieta pelo US News.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv