Aprenda a Vestir-se Conforme o Seu Tipo de Corpo

Quantas vezes já se perguntou se aquela saia a favorece ou se o seu vestido preferido lhe assenta mesmo bem? Para a ajudar a esclarecer estas e outras dúvidas, é importante antes de mais conhecer o seu tipo de corpo. Fique desde já a saber que existem cinco tipos de corpo predominantes – ampulheta, retângulo, triângulo invertido, triângulo/pera e oval/maçã, – e que para cada um destes tipos, existem peças de vestuário que mais se adaptam e a favorecem (ou que ajudam as disfarçar os aspetos menos positivos). Descubra o seu tipo de corpo e tire partido dos seus pontos fortes.

A melhor ropa para cada tipo de corpo

Aprenda a Vestir-se Conforme o Seu Tipo de Corpo

1. Corpo ampulheta

Este tipo de corpo define-se pela harmonia e proporcionalidade entre ombros e ancas, e uma cintura bem definida, como as celebridades Shakira, Beyoncé, Scarlett Johansson e Halle Berry. Quase tudo assenta bem, pois as formas são harmoniosas. Opte por peças com linhas bem definidas, mas em tecidos macios e fluídos, que desenhem bem as curvas. Para alongar a silhueta, opte por riscas verticais, decotes em U ou em V, túnicas e camisas cintadas. Deve evitar peças que destaquem os ombros e ancas como mangas balão, folhos e calças muito largas.

2. Corpo retângulo

São silhuetas normalmente magras e com poucas curvas, com cintura, ancas e ombros proporcionais entre si. Kate Hudson, Natalie Portman, Cameron Diaz e Hilary Swank são as famosas que se enquadram neste tipo de corpo. Opte por peças que criem a ilusão de um corpo mais curvilíneo, com padrões arrojados e cores fortes. Use peças que marquem a cintura como blazers e camisas cintadas, cintos e saias lápis. Pode usar folhos e peças volumosas, mas use-as a seu favor de forma a destacar as ancas e pernas. Evite vestuário demasiado reto e sem formas.

3. Corpo pera ou triângulo

Neste tipo de corpo a cintura é bem definida e as ancas são mais largas que o peito, que é normalmente (mas não necessariamente) pequeno. É o caso de Kim Kardashian, Jennifer Lopez, Katherine Heigl, Eva Mendes. Deve vestir-se de forma a dar destaque à parte superior, com t-shirts e camisas coloridas, cintadas e mesmo com riscas horizontais. Evidencie os ombros com decotes largos, pois é a parte do corpo que mais necessita de destaque. Evite calças skinny pois destacam as ancas e as pernas, mas também não deve optar por calças demasiado largas, nem saias e vestidos com pregas.

4. Corpo triângulo invertido

Esta forma de corpo carateriza-se por ombros mais largos que as ancas, cintura pouco definida e pernas finas, como Demi Moore, Naomi Campbell, Catherine Zeta-Jones ou Jennifer Garner. O ideal é evidenciar as ancas com cores, padrões e texturas e dar menos destaque aos ombros, optando por partes de cima neutras e escuras. Assim, escolha calças e saias volumosas e com folhos e evite partes de cima como alças finas, tops cai-cai, enchumaços e colares vistosos. Outro item a evitar são as calças skinny, pois não valorizam as ancas estreitas.

5. Corpo maçã ou oval

Esta silhueta carateriza-se por ser mais arredondada, principalmente na zona da barriga. Os ombros e as ancas são da mesma largura e a cintura é pouco definida. Os melhores exemplos de celebridades com este tipo de corpo são Drew Barrymore, Jennifer Hudson, Eva Longoria e Queen Latifah. Use decotes grandes em U ou V, camisas compridas, linhas verticais. Aposte em colares e brincos vistosos para chamara a atenção para a parte superior do corpo. Evite roupas demasiado justas ou saias curtas, pois aumentam o volume das ancas. Deixe de lado também roupas muito largas, pois não escondem as formas, apenas as tornam mais volumosas.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv