Como cuidar da pele no inverno

Não é novidade para ninguém que no inverno a pele fica mais seca, áspera e com um aspeto menos saudável. No entanto, no que toca a cuidados diários ainda são inúmeras as dúvidas que persistem. Saiba como cuidar da pele no inverno, para a manter saudável e hidratada.

Hidratação é a palavra de ordem

A pele fica mais sensível e a hidratação deve ser, por isso, mais intensiva. Os cremes hidratantes faciais à base de ureia, vitamina C ou ácido hialurónico possuem alto poder de hidratação. Não caia no erro de usar óleos no rosto, em ato de desespero quando a pele está já muito seca, pois estes não hidratam, apenas impedem a evaporação da água já existente na pele. Usar produtos oleosos mesmo em peles secas, entope os poros e causa borbulhas. No corpo, pode recorrer a óleos, mas aplique sempre antes um creme corporal hidratante. E não se esqueça que a hidratação também deve vir de dentro, por isso beba bastante água, mesmo no inverno.Como cuidar da pele no inverno

Atenção à temperatura da água

Com os dias frios sabe bem tomar duches quentes e reconfortantes, mas é um erro comum usar água demasiado quente. No inverno a pele tende a ser mais seca e a água muito quente retira a gordura que ainda resta e que protege a pele. Portanto use água morna para o banho e lave sempre o rosto com água fria.

Dê especial atenção aos lábios

São uma das partes que mais sofre no inverno e por isso não se esqueça de aplicar várias vezes ao dia um protetor labial. Pode realizar uma esfoliação uma a duas vezes por semana (existem esfoliantes labiais que são mais suaves), para eliminar as peles secas. A esfoliação e hidratação vão prevenir lábios secos e gretados, que além de serem desconfortáveis deixam muito a desejar em termos estéticos.

Partes do corpo mais secas

As mãos, por estarem sempre expostas ao frio, são uma das partes mais afetadas no inverno. Coloque um creme de mãos várias vezes ao dia. Já os pés, cotovelos e joelhos tendem a ser mais esquecidos por não estarem tão expostos. Além da esfoliação semanal, dê-lhes especial atenção após o banho, com uma ligeira massagem com creme corporal.

O protetor solar continua a ser obrigatório

No inverno os raios UVB, causadores dos “escaldões”, estão mais fracos. Mas a incidência dos raios UVA é tão elevada no verão como no inverno e, embora não tenham consequências visíveis a curto prazo, estes são extremamente prejudiciais para a pele. Coloque protetor com FPS 30 no mínimo, mesmo nos dias frios e cinzentos.

Outros tratamentos

Embora a pele possa requerer mais cuidados no inverno, esta estação é a melhor para fazer outros tratamentos que não são aconselhados no verão devido à maior exposição solar. Falamos de tratamentos antirrugas, manchas ou acne. Por isso, se pretende submeter-se a algum destes tratamentos, a estação fria é a altura ideal para falar com a sua esteticista ou dermatologista.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv