Como cuidar dos lábios

Todas nós perdemos imenso tempo a hidratar e tratar do rosto, mas tendemos a esquecer-nos de algo igualmente importante: o cuidado dos lábios. Estes no entanto não devem ser esquecidos, pois com a aplicação diário de baton e com os efeitos do frio ou do calor, podem tornar-se ressequidos, com peles e pouco atraentes. Fique a par dos principais cuidados que deve ter com os lábios ao longo do ano para os manter saudáveis e bonitos.Como cuidar dos lábios

Cuidados a ter o ano inteiro

A esfoliação não é só um tratamento do rosto e do corpo. Talvez não saiba, mas existem esfoliantes especiais para os lábios, que os preparam para a posterior hidratação. Se não quiser perder tempo à procura, ou pretender uma solução mais económica, pode fazer em casa uma mistura de mel (ou óleo de amêndoas doces) e açúcar e usá-la como esfoliante. Tenha atenção para não esfregar com demasiada veemência, pois o açúcar pode causar danos na pele dos lábios, principalmente se esta estiver já por si sensível. A esfoliação pode ser feita uma ou duas vezes por semana e ajudará a manter os lábios livres de peles. A hidratação, no entanto, deve ser feita diariamente com um protetor labial, comummente chamado de “batom do cieiro”. Este pode ser aplicado várias vezes ao dia e deve ser usado sempre como base, antes da aplicação de qualquer outro batom. Os protetores labiais ricos em karité (ou manteiga de cacau) são vivamente aconselhados pois são altamente nutritivos e hidratantes. Além da esfoliação e da hidratação, outro passo essencial para manter os seus lábios saudáveis, é beber bastante água, que permitirá que os lábios se tornem mais suaves.

Cuidados diferentes no inverno e no verão

É no inverno que os lábios mais sofrem devido aos efeitos das baixas temperaturas. Nesta altura do ano a hidratação deve ser reforçada, e o protetor labial deve andar sempre na mala, de forma a ser reaplicado várias vezes ao dia. Já no no verão, o mau-estar dos lábios causado pelo frio tende a desaparecer e por isso temos menos cuidados com os lábios. Nada mais errado. A esfoliação e a hidratação devem continuar a ser feitas e o protetor labial deve ter proteção elevada contra os raios ultravioleta. Aplique várias vezes em idas à praia ou em passeios ao ar livre.

Comportamentos a evitar

Se tem tendência a ter lábios secos e ressequidos, evite estar constantemente a molhá-los com a língua. Este gesto pode aliviar o mau-estar momentaneamente, mas não é benéfico para a pele dos lábios pois o seu PH é menos ácido que o da saliva. Evite também arrancar as pequenas peles, pois além de causar lesões, torna-se viciante e nunca conseguirá ter lábios hidratados e saudáveis. São também de evitar produtos à base de vaselina indicados para outras partes do corpo, pois a pele dos lábios é mais sensível. Os batons de longa duração ou matificantes secam a pele, pelo que o seu uso deve ser moderado.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv