Cuidados para ter uns pés bonitos

 

Os pés sustentam o nosso corpo e desempenham um papel importantíssimo na vida diária. Ainda assim, como andam um pouco escondidos (principalmente no inverno) temos tendência a esquecê-los e mesmo a negligenciá-los. Chegou a hora de lhes dar a devida importância, mimá-los um bocadinho e mantê-los bonitos e saudáveis. Afinal a expressão “bonita da cabeça aos pés” faz todo o sentido. Fique a conhecer quais os cuidados essenciais para ter uns pés sempre bonitos.

Elimine peles duras e em excesso: a zona dos calcanhares, principalmente, tende a acumular pele que já não é necessária, tornando-os duros e com gretas. Além de ser bastante inestético, pode também ser desconfortável, por isso o ideal é manter os pés livres desta pele com a ajuda de uma lixa ou pedra-pomes. Passe-a a cada 15 dias ou uma vez por mês, durante o banho, sempre com movimentos circulares, aproveitando o efeito da água quente, que amolece a pele e facilita a remoção.Cuidados para ter uns pés bonitos

Lavar e secar: além de passar a pedra-pomes lavar bem os pés é essencial e também por vezes um pouco esquecido. Lave bem com sabonete entre os dedos e em toda a extensão do pé. Depois do banho, para evitar a proliferação de bactérias e maus cheiros, é importante secar sempre muito bem os pés, principalmente na zona entre os dedos.

Massagem hidratante: não precisa de cremes muito caros nem de conhecimentos aprofundados para fazer uma boa massagem hidratante (e relaxante!) nos pés. Pode usar óleo de amêndoas doces ou mesmo um creme hidratante corporal. Depois do banho é a altura ideal para massajar os pés, principalmente se for antes de dormir. No inverno, pode colocar as meias sobre o aquecedor e calçá-las ainda quentes imediatamente após a massagem. Aplique-a uma ou duas vezes por semana. Nos restantes dias, mesmo sem massagem. não se esqueça de passar sempre o creme hidratante após o banho. Para pés ainda mais suaves aposte em cremes à base de ureia ou de manteiga de karité.

Especial atenção à unhas: estas são o elemento que mais destaque tem nos pés bonitos e bem tratados. Mantenha-as limpas e cortadas a direito, sem que ultrapassem os limites do dedo. Não elimine os cantos para que as unhas não encravem. Em vez disso, lime-as cuidadosamente. Se gosta de aplicar o verniz, não o deixe demasiado tempo, pois fragiliza as unhas e podem surgir manchas brancas, criando um ambiente favorável aos fungos. O ideal é não deixar o verniz mais do que três dias.

Evitar pés inchados: quem caminha muito ou passa o dia em pé, tende a ter os pés inchados ao final do dia. Para evitar este problema, beba bastante água, modere a quantidade de sal na comida e descanse com as pernas esticadas para cima.

Meias e calçado confortável: para evitar calos e fungos use sapatos o mais confortáveis possível e meias de algodão. Quando comprar calçado, experimente-o ao final do dia, pois os pés estão mais inchados e garantidamente não comprará sapatos demasiado apertados.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv