Como cuidar da pele depois do sol

Após uns dias de praia ou piscina, em que a pele é sobre-exposta ao sol, sal ou cloro, é frequente surgirem manchas, pele seca ou mesmo a “escamar”. Pois é, nem tudo do verão são boas recordações, por vezes surgem estes pequenos contratempos, mesmo para quem tem sempre muito cuidado em colocar protetor solar frequentemente e não se expor ao sol nas horas desaconselhadas. De forma a mante-la sempre hidratada e bonita, fique a conhecer como cuidar da pele depois do sol.Como cuidar da pele depois do sol

Banho frio

Depois de um dia de praia, há poucas coisas melhores que um duche relaxante. Evite usar água muito quente, não é conveniente depois de a pele já ter estado sobre-exposta ao sol. Opte por água tépida ou mesmo fria, pois fecha os poros e acalma a pele. Use um sabonete adequado ao seu tipo de pele.

Hidratação é fundamental

Após o banho, a pele húmida, absorve melhor as propriedades hidratantes do creme. Este passo é fundamental para que a pele recupere do dia passado ao sol, em que perdeu muita da sua hidratação. Aposte em cremes à base de ureia ou amêndoas, ou que tenham a indicação de conter vitaminas A, C e E. Se preferir ir mais além da sua loção corporal diária, existem no mercado as loções after sun, que como o nome indica são específicas para recuperar da exposição ao sol e alguma possuem mesmo um efeito refrescante e ainda mais calmante da pele.

Evite óleos

Ao contrário do que se pensa, o óleo não hidrata, apenas retêm a água existente na pele. Acontece que após um dia de praia ou piscina, a pele perdeu muita água e essa deve ser reposta, função que os óleos não exercem. Deixe a aplicação de óleos apenas para o inverno.

Ingestão de líquidos

A hidratação é feita através do creme hidratante, mas também com a ingestão de muita água, chás ou sumos naturais. Este aspeto é por vezes esquecido, pois nem sempre nos lembramos que existe uma relação direta entre pele saudável e ingestão de líquidos, mas é, sem dúvida, fundamental.

Esfoliação: sim ou não?

Imediatamente depois do sol, não. Depois de um dia de praia a pele está ressequida e sensível e precisa acima de tudo de hidratação. A esfoliação é ótima para retirar células mortas, mas nunca imediatamente após a exposição ao sol. Aguarde uns dias antes de aplicar um esfoliante, para que a pele tenha tempo de recuperar. Se gosta de ter um bronzeado uniforme, aposte numa esfoliação corporal uma semana antes de ir de férias.
Acima de tudo, nunca deve esquecer que a prevenção é a melhor aliada. Reaplicar frequentemente o protetor durante a exposição solar e proteger-se nas horas de maior calor, são apostas seguras. Combinadas com um bom cuidado after sun, vão proporcionar-lhe um bronzeado natural e duradouro, sem manchas nem pele a escamar, nem outras surpresas desagradáveis.

 

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv