Dicas para usar bem as lentes de contacto

Dicas para usar bem as lentes de contacto

Se tem problemas de visão, certamente estará de acordo que as lentes de contacto são uma das melhores invenções dos últimos tempos, pois combinam saúde e beleza e são super cómodas para o dia a dia. Mas quem recorre a lentes de contacto com frequência ou mesmo diariamente, deve ter em conta certos cuidados ao colocar e limpar as lentes, pois a má manutenção e utilização pode ter consequências graves para os olhos. Deixamos-lhe aqui oito dicas de como usar bem as lentes de contacto e evitar eventuais inconvenientes.

  1. Mãos limpas: antes de colocar as lentes é importante lavar bem as mãos com sabonete e secá-las com uma toalha que não largue pelos. Pode parecer irrelevante, mas ter pelos da toalha nas lentes não é de todo agradável.
  2. Seguir sempre a mesma ordem: para colocar e retirar as lentes é importante fazê-lo sempre pela mesma ordem. Se começa por colocar a esquerda e depois a direita, repita processo a cada vez que as utiliza, para não correr o risco de as confundir. Deve fazer o mesmo na altura de retirá-las.
  3. Lavar a embalagem: Antes de guardar as lentes lave a embalagem com um pouco de solução para lentes de modo a eliminar eventuais resíduos que a embalagem possa conter. Desta forma, as lentes ficarão livres de resíduos que podem causar problemas na vista.
  4. Evitar usar em caso de inflamação: se tiver os olhos inflamados ou com alguma infeção deve a todo o custo evitar usar as lentes, pois o mais provável é que o uso destas agrave o problema, podendo criar lesões graves nos olhos.
  5. Evitar contacto com água: retire sempre as lentes antes de tomar banho ou quando nadar no mar. O contacto com a água danifica as lentes e prejudica os olhos. O mesmo princípio se aplica no que toca a gotas para os olhos. Estas não sevem ser aplicadas quando as lentes estão nos olhos, a não ser gotas específicas para o tipo de lentes e aconselhadas pelo oftalmologista.
  6. Substituir as lentes: dependendo do tipo de lentes, estas devem ser substituídas com determinada frequência. Neste aspeto deve seguir o conselho do oftalmologista e substituí-las com a frequência por ele indicada. Nunca usar as lentes durante mais tempo do que o aconselhado.
  7. Lentes primeiro, maquilhagem depois: se recorrer a maquilhagem esta deve ser usada sempre após a aplicação das lentes. Use eyeliner e máscara de pestanas à prova de água para evitar manchas nas lentes e aplica a maquilhagem suavemente. Evite aplicar lápis de olhos na chamada linha de água dos olhos, pois também pode provocar manchas. Retire sempre as lentes antes de se desmaquilhar.
  8.  Evitar uso prolongado: a cada dia, as lentes devem ser usadas no máximo oito horas seguidas, pois a utilização demasiado prolongada pode tornar-se prejudicial aos olhos. Mas também neste aspeto, deve serguir o conselho do seu oftalmologista.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv