Como evitar as manchas no rosto

Evitar as manchas no rosto, não significa ter de renunciar ao sol. O verão é a época do ano onde a pele anda mais exposta, pois queremos ganhar uma nova cor e aproveitar os dias longos de sol e, de preferência, de muito descanso. Seja à beira da piscina ou da praia, a exposição solar é uma das principais atividades da época quente. Todos o fazemos, mas a verdade é que a exposição pode ter os seus benefícios, mas pode também criar grandes problemas quando é feita em excesso e sem qualquer tipo de proteção.

Sol com medida para evitar as manchas no rosto 

Nunca é demais relembrar que a exposição solar deixa a pele sensível aos raios ultravioleta, ajudando a pele a criar melanina, uma propriedade responsável pelo escurecimento da pele, ou seja, o bronze natural. Quando essa exposição solar é feita em demasia, nas horas de maior calor e sem proteção, os efeitos do sol podem ser nefastos: envelhecimento precoce da pele, melanomas, manchas no corpo e, em casos mais graves, cancro da pele, que pode levar à morte. Por todas estas razões e mais algumas, torna-se obrigatório ter cuidado com a exposição ao sol.

Como evitar as manchas no rosto

Hoje falamos sobre um desses efeito mais negativos, as manchas no rosto. As manchas no rosto surgem depois de uma exposição solar recorrente e sem o uso de protetores solares com fator alto. Semelhantes a pequenas sardas, estas manchas castanhas surgem na zona do nariz, por cima das maçãs do rosto, nos ombros e no peito, isto é, as áreas que estão mais expostas à ação solar. Atenção que nem todas as pessoas sofrem deste problema: a maior parte são mulheres de tez morena. Em casos mais extensos, pode surgir o melasma, que se carateriza pelo aparecimento de manchas maiores na pele e que podem deitar abaixo qualquer autoestima.

Prevenção para evitar as manchas na pele

Para evitar o aparecimento destas manchas, o importante é mesmo prevenir e evitar em demasiada a exposição solar. Proteger-se não implica apenas colocar protetor solar de meia em meia hora, mas sim evitar as horas de maior calor, hidratar-se bebendo muita água e utilizar chapéu de sol, procurando sempre alguma sombra. É importante também que conheça o seu fototipo cutâneo de modo a poder escolher o protector solar mais adequado ao seu tipo de pele.

Se quer fazer com que algumas das manchas despareceram, existem algumas técnicas e truques para tornar a pigmentação da pele uniforme. Pode sempre utilizar cremes para esse efeito ou, em casos mais severos recorrer a procedimentos cosméticos como o peeling para eliminar as células mortas e, com elas, o excesso de pigmentação.

Dicas caseiras para atenuar as manchas

Em casa, também pode recorrer a técnicas mais práticas e baratas, como o uso de máscaras com ingredientes naturais. Aqui lançamos uma para que possa ver a sua pele melhorar. Misture uma colher de leite em pó, uma de mel, uma de sumo de limão e meia colher de chá de óleo de amêndoas. Misture tudo bem até obter um creme homogéneo e aplique nas manchas durante 15 minutos. Evite apanhar sol durante o processo e retire com água morna a máscara. Utilize-a sempre que necessário, até começar a remover as primeiras manchas.

Se prefere outros ingredientes, bata um pepino triturado com duas claras batidas em castelo e um pouco de água de rosas. Mexa tudo e aplique nas manchas durante meia hora. Tal como a primeira máscara, retire esta com água morna e use-a sempre que sentir necessidade. Não se esqueça que o caminho para não ter manchas na pele é mesmo a prevenção.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv