O que são cosméticos “Oil Free”?

Em diversos cosméticos que encontramos no mercado, desde bases a protetores solares, é comum ver-se a designação “oil free”? Mas afinal qual o verdadeiro significado desta expressão?

O que significa “Oil Free”?

A designação “oil free” significa que o produto em causa não contem óleo na sua composição, e que por isso é indicado para pessoas com pele oleosa ou com problemas de acne. Isto não significa que ao utilizar este tipo de cosméticos deixará de ter borbulhas ou que vai ter a pele menos oleosa, mas é uma forma de evitar adicionar óleo a tipos de pele já de si oleosas. Desta forma, apresentam uma enorme vantagem em relação a hidratantes e cosméticos com óleo, uma vez que estes últimos, ao adicionarem gordura à pele, aumentam o risco da formação de borbulhas e aparecimento de brilhos. É comum existir uma confusão entre os termos “oil free”e “não comedogénico”, mas na verdade são diferentes. “Não comedogénico” significa que o cosmético em causa, embora possua óleo, não obstrui os poros. No entanto, apesar de composições diferentes, também os produtos não comedogénicos são indicados para peles oleosas.

Os cosméticos oil free são indicados para peles secas?

Esta é uma questão que causa polémica e para a qual não existe uma resposta certa. A verdade é que as peles secas em princípio precisam de água e não de óleo. Logo, o ideal para peles secas é beber muita água e não apostar em cremes oleosos. Ainda assim, um hidratante ou cosmético oil free pode proporcionar que uma pele seca seque ainda mais, variando de pessoa para pessoa. Desta forma, o ideal é experimentar e verificar se os cosméticos oil free não causam desconforto e se adequam ao seu caso, mesmo tendo pele tendencialmente seca.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv