O sol envelhece a pele

Principalmente quando chega o verão, muitas são as pessoas que se deslocam para as praias para conseguir um bronzeado de fazer inveja. O importante é conseguir aquela tonalidade “saudável” sem muitas vezes tomar as devidas proteções.

Contudo, os raios solares que entram em contato com a nossa pele (não só na praia) têm também efeitos negativos, por isso é importante que se proteja ao máximo.O sol envelhece a pele

O sol envelhece a pele?

A resposta a esta pergunta é um grande sim. O sol pode e efetivamente envelhece a pele.

Um dos casos mais estudados nesta área foi o do envelhecimento da pele de um motorista de sessenta e nove anos de idade. O lado direito da sua face está normal para a idade. O lado esquerdo aparenta ser bastante mais velho. Mas como é que isto aconteceu? Segundo os dermatologistas Jennifer R. S. Gordon e Joaquin C. Brieva da Universidade de Northwestern, este senhor possui uma condição designada de fotoenvelhecimento, devido a uma exposição elevada aos raios UVA e UVB do sol.

Devido às rotas praticadas pelo motorista, o lado esquerdo era o que estava mais exposto ao sol, logo o que envelheceu e perder a elasticidade mais rapidamente.

Outro exemplo que já deve ter tido oportunidade de ver, são os labradores e os pescadores. Como nestas profissões as pessoas passam muito tempo expostas ao sol, as suas peles são mais escuras e ficam mais velhas mais cedo do que as outras pessoas. Já reparou nisso, certo?

Isto acontece porque os raios solares ao entrarem em contato com a nossa pele desencadeiam várias reações como, por exemplo, queimaduras solares, alergias e bronzeamento. Com o tempo podem também causar envelhecimento cutâneo (fotoenvelhecimento) e alterações celulares que podem mesmo levar ao cancro.

É muito importante salientar também que não é só o sol de verão que faz mal, o sol em excesso faz mal durante todo o ano. Motivo pelo qual é tão importante que proteja sempre a sua pele.

Malefícios dos raios ultravioleta

Como já teve oportunidade de perceber, existem vários malefícios da exposição descuidada aos raios ultravioleta. Nomeadamente:

  • Cancro da pele;
  • Fotoenvelhecimento;
  • Queimaduras solares;
  • Alergias;
  • Desidratação da pele.

 Como prevenir?

O sol não tem só malefícios, também tem coisas boas. No entanto, para as poder aproveitar, como em tudo na vida, você tem de se prevenir. Por isso, no verão use sempre protetor solar (mesmo quando não for para a praia) e evite apanhar sol nas horas de maior calor. Durante o resto do ano use diariamente, pelo menos, um creme hidrante com fator de proteção solar adequado.

Assim sendo, proteja-se e mantenha-se saudável. A sua pele agradece.

Lembre-se que…

O sol em excesso é perigoso para todas pessoas. No entanto, as crianças e os idosos são os que devem evitar ao máximo a exposição solar em excesso e nas horas de maior perigo.

Já sabia que o sol envelhece a pele? Que medidas toma para que a sua pele não seja afetada pelos raios solares? Partilhe connosco a sua opinião.

 

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv