Os esfoliantes

tipos-esfoliantesEsfoliar a sua pele é um passo muito importante para que consiga uma pele macia, limpa, suave e saudável. A esfoliação serve para ajudar a remover as células mortas da superfície da pele, fazendo com que ela respire melhor e que se formem novas células.

É importante que escolha bem o seu esfoliante. Cada zona tem as suas próprias necessidades. Por isso, cada zona deve ter um esfoliante específico.

Esfoliantes – O que são?

Os esfoliantes são produtos utilizados para polir a pele eliminando assim as células mortas que impedem os poros de respirar.

Esfoliantes – Como atuam?

A pele renova-se automaticamente. Existem sempre células a nascer e células a morrer. Os esfoliantes atuam de forma a libertar a pele das células mortas. Tornando-a assim limpa e uniforme.

Os esfoliantes penetram os poros, limpando-os. Dessa forma a sua pele respira melhor e fica mais saudável. Caso não faça a esfoliação da sua pele, a sujidade acumula-se, tornando a pele oleosa.

Tipos de esfoliantes

Existem vários tipos de esfoliantes para as mais diversas zonas do corpo. Os esfoliantes tanto podem ser adquiridos em super e hipermercados como em lojas ou catálogos de produtos de beleza.

Pode encontrar esfoliantes nas seguintes formas:

  • Sabonete em barra;
  • Sabonete líquido;
  • Gel;
  • Creme;
  • Loção.

Quanto à sua textura os esfoliantes podem ter grânulos à base de sais, microesferas sintéticas ou sementes trituradas.

É importante que utilize um esfoliante diferente para cada zona do corpo. Por exemplo, a pele da cara é mais sensível do que a dos joelhos. Por isso, as necessidades de cada uma são diferentes.

Como utilizar os esfoliantes

Não basta ter um bom esfoliante, é preciso saber como o utilizar para que este tenha o efeito pretendido. Deve aplicar o seu esfoliante com movimentos circulares e suaves nas regiões mais delicadas do seu corpo, como os ombros, a face, a barriga, o colo e as pernas. Já os cotovelos, joelhos e calcanhares devem ser massajados com mais intensidade.

Benefícios de uma boa esfoliação

Uma boa esfoliação é o primeiro caminho para que tenha uma pele limpa e saudável. Para além disso, ajuda a que a hidratação seja mais eficaz, pois como os poros ficam desobstruídos absorvem mais rapidamente o creme hidratante. Como se não fosse suficiente, uma pele bem esfoliada consegue um bronzeado melhor.

Com que frequência deve esfoliar a pele?

A frequência de esfoliação da sua pele depende um pouco do tipo de pele que tem (normal, mista, oleosa ou seca). Contudo, o período normal é uma vez por semana ou uma vez de quinze em quinze dias.

Truques & Dicas

O período ideal para fazer a esfoliação é durante o duche. Uma vez que a água morna/quente ajuda a abrir os poros, fazendo assim com que o esfoliante tenha uma ação mais eficaz.

O dia anterior à depilação é o dia ideal para esfoliar as suas pernas. Dessa forma ajuda não só a desencravar os pêlos, como também a desimpedir os poros. Assim, a depilação será mais eficaz e o crescimento dos pêlos mais lento.

E você? Costuma esfoliar a sua pele? Qual é o seu esfoliante preferido? Partilhe connosco a sua opinião.

 

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv