Quando usar a maquilhagem Waterproof?

A maquilhagem à prova de água (também chamada de waterproof) é concebida para não manchar nem escorrer mesmo quando a pele está húmida ou molhada. Começou pela máscara de pestanas, ideal para casamentos ou outras situações em que é difícil conter as lágrimas, mas hoje em dia existem já inúmeros produtos à prova de água que permitem uma maquilhagem perfeita, mesmo em situações extremas. Este tipo de maquilhagem é muito utilizado por atletas de alta competição, incluindo nadadoras, que pretendem estar impecáveis perante o público mesmo dentro de água, ou em provas em que uma maquilhagem normal seria totalmente arruinada pela transpiração.

O que é a maquilhagem waterproof?

Os produtos waterproof são constituídos por polímeros e silicones que formam uma camada invisível sobre a pele, garantindo a fixação dos pigmentos de cor mesmo quando a pele está molhada. Além das tradicionais máscaras de pestanas, existem sombras, lápis para olhos, batons, corretores de olheiras, bases, etc., todos formulados para resistir às mais diversas situações com um efeito de quem acabou de se maquilhar. Existem ainda os chamados produtos “resistentes à àgua” que são menos eficazes que os waterproof, sendo no entanto menos prejudiciais pois não tapam os poros na totalidade, permitindo que a pele respire.

Como aplicar?

Não existe nenhum segredo especial para aplicar a maquilhagem waterproof. Deve ser aplicada sobre uma pele limpa e após o creme hidratante, como qualquer outra maquilhagem. Neste caso, aplica-se a velha máxima de que “menos é mais”. A maquilhagem waterproof deve ser aplicada sem exagero, para garantir um look natural. Principalmente se pretende utilizar este tipo de maquilhagem para esconder algumas imperfeições numa ida à praia ou à piscina sem ter de sacrificar os seus mergulhos, é conveniente adaptar a maquilhagem à ocasião e manter um ar natural.

A maquilhagem waterproof é prejudicial para a pele?

Por mais que os representantes das marcas digam que é totalmente segura, a verdade é que a maquilhagem waterproof pode ser prejudicial, se usada diariamente. Devido aos seus componentes, os produtos à prova de água tapam os poros, não deixando a pele respirar convenientemente. Desta forma, se usada em demasia, é natural que entupa os poros e venha a originar borbulhas. Além disso, é necessário usar um desmaquilhante específico para este tipo de maquilhagem, pois os desmaquilhantes normais não são suficientemente fortes, não cumprindo eficazmente a função de remoção. Estes desmaquilhantes especiais são normalmente mais oleosos, de modo a eliminar mesmo os resíduos mais difíceis. No entanto, no processo de remoção, removem também a camada lipídica natural da pele, tornando-a mais seca e frágil. Além da irritação da pele, estes desmaquilhantes podem causar danos mais profundos, embora invisíveis, se usados continuadamente. Assim, o uso diário da maquilhagem waterproof é desaconselhado. Reserve este tipo de maquilhagem apenas para festas ou ocasiões em que precisa de manter um look perfeito, como se tivesse acabado de se maquilhar.

 

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv