Chás para aliviar a tosse

A tosse é um problema comum, principalmente nos meses mais frios, e trata-se de uma reação do corpo a muco acumulado ou algo que irrita as vias respiratórias. A tosse não é em si uma doença, mas sim um sintoma de um problema nas referidas vias. Ainda assim pode causar desconforto e tornar-se inconveniente, principalmente nas noites em que não permite um sono tranquilo. Em casos de tosse persistente, é conveniente consultar um médico, pois pode ser sinal de problemas mais graves como pneumonia. Mas em casos menos graves, a tosse pode ser aliviada de forma mais simples, recorrendo a chás que podem ser facilmente preparados em casa. Fique a par dos melhores chás para aliviar a tosse e aprenda a prepará-los.Chás para aliviar a tosse

Chá de Erva-de-ovelha

De nome oficial Platago Lanceolata, mas também comummente chamada de Língua de Ovelha, este chá é adequado para a tosse seca. Os taninos e a mucilagem, ingredientes ativos desta planta, ajudam a eliminar bactérias nocivas nas membranas mucosas e a protegê-las. Esta erva possui ainda um efeito anti-inflamatório. Na sua preparação usam-se apenas as folhas secas da planta. Num recipiente colocar duas colheres de folhas e deitar por cima uma chávena de água a ferver. Deixar repousar cerca de 10 minutos e coar. Pode ser adoçado com mel e consumidas duas a três chávenas por dia.

Chá de Tomilho

Além de dar um toque agradável aos temperos na cozinha, o tomilho (Thymus Vulgaris) é também um bom aliado para combater a tosse ou problemas respiratórios. Para o preparar, coloque num recipiente uma colher de tomilho e verta uma chávena de água a ferver. Deixe repousar por cinco minutos e coe. É possível que seja necessário adicionar bastante mel, pois o chá tende a ter um sabor amargo. Devem ser consumidas três chávenas por dia.

Chá de Tussilagem

Também composta por taninos, a tussilagem (Tussilago Farfara) alivia a tosse seca e a expetoração, pois atua como camada protetora das membranas mucosas. Para preparar deite uma chávena de água a ferver sobre duas colheres desta erva e deixe repousar no máximo cinco minutos antes de coar. Adoce com mel e beba duas a três chávenas por dia. Sem ser adoçada com mel, a infusão pode ser usada para gargarejar, morna ou fria. O consumo ininterrupto deste chá pode causar lesões grave no fígado, pelo que não deve ser deixado em infusão mais de cinco minutos, nem consumido durante mais de seis semanas por ano.

Chá de Malvaísco

Utilizando as folhas e flores secas do malvaísco (Althea Officinalis), pode fazer-se um chá para ajudar a aliviar a tosse crónica. A preparação consiste em verter uma chávena de água a ferver sobre uma colher de folhas e flores de malvaísco, deixar repousar durante 10 minutos e coar. Pode ser adoçado com mel e deve consumido sempre que tiver tosse. Utilizando a raiz desta planta em forma de chá, pode também combater inflamações da boca e garganta através do gargarejo. O modo de preparação é semelhante, mas deixe repousar por 30 minutos.

Aqui encontra outros remédios caseiros para a tosse.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv