Como escolher uns bons óculos de sol

 

Usar óculos de sol não é apenas uma questão de estética. Eles são um acessório essencial no verão, para proteger os olhos dos raios ultravioleta e evitar posteriores doenças. Fique a conhecer todos os aspetos que deve ter em conta para adquirir uns óculos de sol de qualidade.Como escolher uns bons óculos de sol

A importância de uns bons óculos de sol

Os óculos de sol reduzem o esforço dos olhos em ambientes de muita luz, protegem os olhos dos altos índices de raios UVA e UVB e ajudam a prevenir doenças futuras como a degeneração macular, uma doença que afeta a retina. Como não existem tratamentos realmente eficazes contra alterações na retina, a forma mais eficaz é a prevenção, que só pode ser feita através do uso de óculos de sol. Contudo, nem todos os óculos são eficazes na proteção dos olhos. É necessário que sejam de boa qualidade de forma a protegerem realmente os olhos. Uns óculos de má qualidade podem causar dores de cabeça, desconforto visual ou deformidade da córnea, além de permitir que os raios UV continuem a prejudicar os olhos. Alguns especialistas defendem mesmo que usar uns óculos de má qualidade é mais prejudicial do que não usar de todo.

Que materiais existem?

Quanto aos materiais existem três diferentes, cada um com vantagens e desvantagens.

O vidro é uma material barato e que permite bastante clareza, mas parte-se com facilidade e é pesado. O poliuretano também proporciona clareza e é super leve, embora resistente, sendo no entanto o material mais caro. O policarbonato é leve, resistente à queda e barato, mas é o material mais sensível em termos de riscos nas lentes.

Surgiram nos últimos anos as lente polarizadas que, além de diminuírem a intensidade da luz, como as lentes normais, funcionam como uma espécie de persiana, bloqueando a entrada de parte da luz que é refletida e excluindo os raios que atrapalham a visão. Isto permite um aumento do contraste e eliminação dos reflexos, tornando as imagens mais nítidas e a utilização dos óculos mais confortável. Informe-se numa ótica dos materiais mais adequados a si.

As diferentes cores de lentes

Em termos de cores, também poderá escolher as que mais se adequam às suas necessidades, uma vez que cada cor de lente oferece diferentes vantagens. As lentes âmbar/castanhas são ideais para quem conduz com frequência, pois oferecem uma boa noção de contraste e profundidade e são indicadas para os dias claros. As lentes verdes filtram pouca luz azul, mas oferecem melhor visão de contraste. É a cor mais adequada para a população acima dos 60 anos, uma vez que nesta idade se verifica uma perda gradual da visão de contraste. As lentes amarelas são ideais para o entardecer, uma vez que reduzem o ofuscamento a que se está sujeito pelo pôr do sol. Durante o dia não são tão úteis, pois reduzem a visão de contraste em ambientes de muita luminosidade. As lentes cinza são perfeitas para locais com luminosidade intensa.

Onde comprar?

O ideal é evitar locais que não oferecem garantia de qualidade. As óticas são os melhores locais para adquirir os seus óculos, pois além de oferecerem uma grande variedade, têm especialistas que podem aconselhar sobre os materiais, cores e formatos que mais se adequam às suas necessidades. É certo que um par de óculos adquirido numa loja da especialidade terá um custo mais elevado, mas acaba por ser um investimento na sua saúde.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv