Como evitar a osteoporose

A osteoporose é uma doença frequentemente associada ao envelhecimento. É considerada um dos mais graves problemas de saúde pública e caracteriza-se pela diminuição da densidade óssea tornando os ossos frágeis e possibilitando a ocorrência de fraturas.

Diversos factores podem desencadear a osteoporose, tais como: baixa ingestão de cálcio e vitamina D, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, baixa exposição solar, consumo excessivo de cafeína e, nas mulheres, menopausa precoce sem reposição hormonal. A maior manifestação clínica da osteoporose é a fratura do fémur que pode causar a morte do doente devido a complicações adjacentes. É importante que esta doença seja prevenida precocemente pois, tratando-se de uma doença silenciosa, não apresenta manifestação de sintomas até à ocorrência da primeira fratura.Como evitar a osteoporose

Teste de densitometria óssea

A doença é diagnosticada por meio da densitometria óssea, um exame rápido e indolor que consiste na medição da densidade óssea. O diagnóstico é complementado pelo historial clínico do doente, exames físicos, laboratoriais e radiografias.

Prevenção da osteoporose

Vejamos então no que consiste a prevençãoe tratamento da osteoporose: praticar um estilo de vida e alimentação saudável são as medidas chave de prevenção desta doença. Por isso pratique muito exercício físico, não fume, evite excessos de café e álcool. É essencial o consumo de alimentos ricos em cálcio como o leite e seus derivados, assim como o exercício físico e a exposição solar moderada. No que respeita à alimentação, opte por consumir, para além do leite, outros alimentos ricos em cálcio como o feijão, lentilha, soja… Boas fontes de vitamina D também são fundamentais, como salmão, sardinha, cogumelos, gema de ovo e fígado. Ao exercer estas medidas no seu dia-a-dia contribuiu para manter os seus ossos saudáveis, ajudando assim na prevenção da doença. Se é mulher e tem mais de 45 anos, deve fazer um teste de densitometria óssea e quando entrar na menopausa deve consultar um médico que indicar-lhe-á um tratamento especial.

Cuidados que deve ter:

  • O doente com osteoporose deve fazer regularmente um exame oftalmológico;
  •  Deve usar sapatos com sola antideslizante, a fim de evitar as quedas. É aconselhável evitar também os pisos molhados ou muito encerados;
  • Algumas medidas de segurança devem ser tomadas em casa, afim de evitar situações que possam induzir a quedas. Tapetes fixos no chão, divisões muito iluminadas, cama não muito alta e mesinha de cabeceira com cantos arredondados, degraus das escadas marcados com fitas antiderrapantes, são algumas providencias que deve adotar.

Tratamento da osteoporose

A osteoporose é tratável através de medicação apropriada prescrita pelo médico. Os medicamentos favorecem o aumento da densidade óssea e diminui o seu desgaste. Durante o processo de tratamento o doente deve ingerir cálcio, estrogénio, vitamina D3 e vários estimulantes da formação óssea.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv