Como fazer bem uma sessão de Sauna

Com a chegada do inverno fazer sauna, é das melhores maneiras para relaxar e fortalecer o sistema imunitário. A sauna além de aquecer o corpo traz muitos benefícios à saúde: a melhora a circulação sanguínea, alivia dores, combate certas doenças respiratórias, como a gripe e constipações, também melhora a aparência da pele e desintoxica o organismo. É bem possível que depois de umas quantas sessões de sauna volte a casa e tenha um sono profundo e reparador. Como fazer bem uma sessão de Sauna

Para fazer sauna, o primeiro a saber é que não deve ter nenhuma contra-indicação médica. Apesar da sauna proporcionar momentos de verdadeiro prazer e bem-estar, para algumas pessoas com problemas cardíacos e pressão arterial alta é contra indicado e até arriscado, devendo portanto consultar previamente o seu médico.

Escolha a melhor hora, com tempo suficiente para relaxar e usufruir do melhor que uma sessão de sauna tem para lhe oferecer. Evite fazer refeições pesadas antes da sauna e, se praticou desporto espere pelo menos meia hora. Fique a saber como fazer bem uma sessão de Sauna:

O que deve levar para a sauna

  • Uma toalha de banho grande
  • Uma toalha para secar o corpo
  • Produtos de banho: champô, gel…
  • Roupão
  • Chinelos
  • Produtos cosméticos para depois da sauna – é o momento ideal para aplicar cremes, ou até alguma máscara (o calor abre os poros, estes estão mais receptivos)
  • Pente ou escova para o cabelo

Escolha o tipo de sauna que mais lhe convenha: sauna húmida ou a vapor e sauna seca (conhecida como sauna finlandesa). Ambas apresentam diferenças sobretudo na temperatura. A sauna seca, como o próprio nome indica, o ar é seco e as temperaturas são mais altas, mas toleráveis, oscilando entre os 70 e 100 graus, enquanto que a sauna a vapor ou banho turco o ar é húmido e a temperatura é mais baixa, entre os 40ºC e 60ºC .

O nosso conselho é que experimente por si mesma qual a melhor para si. Qualquer uma delas é saudável.

Antes de entrar na sauna não se esqueça de:

Retirar objetos de metal: colares, anéis, brincos, piercings. Estes aquecem com o calor e podem provocar queimaduras na pele. Em seguida, o primeiro que deve fazer, é tomar um duche, não só por razões de higiene, mas para remover a sujidade da pele, de modo a permitir suar mais facilmente. Ao estar a pele limpa, os poros poderão eliminar melhor toxinas e substâncias indesejáveis. Além disso, tenha o cuidado de secar bem o corpo depois do duche, porque a pele seca transpira melhor. Nunca entre na sauna com restos de água no corpo.

Primeira sessão

Entre na sauna com a toalha grande e deite-se sobre ela para evitar o contato direto com a madeira quente do banco da cabine.

Deite-se (se houver espaço suficiente, claro!) nos primeiros ou nos bancos intermédios. Finalmente deve também sentar-se no banco superior, um ou dois minutos, aqui o ar é mais quente (se é principiante evite o nível superior).

Durante o tempo que estiver dentro da sauna, relaxe e respire profundamente de forma regular.

Fique o tempo que achar que lhe é agradável (não suportável). No caso de não se sentir bem, é conveniente retirar-se e não ficar na cabine até ver quanto pode aguentar. Com esta atitude pode obter o efeito contrário ao desejado.

No momento de abandonar a sauna, deve sentar-se erguendo lentamente o corpo em vez de ficar de pé de repente, porque se se levanta de forma rápida poderia sentir alguma vertigem.

Momento de refrescar

O arrefecimento é algo muito importante entre uma e outra sessão de sauna. O ciclo quente-frio revitaliza o corpo e faz diminuir a temperatura do seu corpo.

Comece o duche na parte mais distante do coração, neste caso comece no pé direito. Incida com o chuveiro de água fria no pé e suba lentamente ao longo de toda a perna direita até à anca, em seguida o braço direito começando pela mão até chegar ao ombro. Faça o mesmo com a perna e braço esquerdos. E, finalmente o resto do corpo.

Agora, após o duche, para os mais corajosos e experientes podem saltar, mergulhar na água ou piscina fria. É importante arrefecer sempre a cabeça e o rosto, caso contrário, pode sentir dores de cabeça.

Descanso

É muito importante que depois de uma sessão de sauna descanse. Para tal sente-se ou deite-se. O corpo após a sauna necessita repouso. Se agora fizer algum esforço, andar ou nadar por exemplo, ou outra atividade física, vai “destruir” todos os benefícios conseguidos. A fase de repouso deve durar de 10 a 30 minutos. Durante o descanso é recomendado beber água mineral ou sumos.

Repetição

Depois da recuperação, pode voltar a fazer mais uma ou dois sessões de sauna. Novamente lembre-se de secar bem o corpo antes de entrar na sauna. Repita os ciclos de quente – frio, como descritos acima.

Após a sauna

Após a última sessão de sauna e depois de refrescar-se, escusa tomar banho com sabonete ou gel de banho, já que a pele encontra-se completamente limpa. Caso contrário, a pele resseca . Aproveite  para aplicar produtos cosméticos – creme hidratante ou rejuvenescedor da pele.  Esta encontra-se mais receptiva, os poros estão mais abertos e a absorção de cremes apresenta melhores resultados.

Antes de sair à rua, vista-se de forma adequada. Se a estação do ano é fria, é fundamental que se agasalhe bem de modo a evitar constipações.

Recomenda-se passar o resto do dia num ambiente descontraído, no aconchego da sua casa ou uma noite de diversão com amigos. Beba para repôr o equilíbrio de fluidos no corpo, água mineral e sumo de frutas são boas opções. Mas evite beber álcool.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv