Como Prevenir o Aparecimento de Varizes

As varizes são certamente bastante inestéticas, mas além disso podem causar dor e desconforto. Apesar de a maior causa deste problema ser a predisposição genética, existem outros fatores como a toma prolongada de anti-concetivos orais, o avançar da idade ou o simples facto de se ser mulher, uma vez que as hormonas femininas diminuem a força das paredes dos vasos sanguíneos. Não obstante estes fatores, conheça que pequenas alterações pode fazer no seu dia a dia para evitar o aparecimento de varizes.Como Prevenir o Aparecimento de Varizes

Medidas para prevenir o aparecimento de varizes

Evitar estar de pé durante muito tempo: estar em pé e parado, aumenta o risco do aparecimento de varizes. Se tiver de estar em pé, movimente-se, caminhe mesmo que apenas um pouco, o importante é não ficar parado.

Evitar estar sentado muito tempo: tão prejudicial como estar em pé, é estar sentado demasiado tempo. Se por motivos profissionais é obrigado a fazê-lo, não deixe de realizar pequenos exercícios com as pernas duas ou três vezes por dia. Levantar os pés, subir e descer escadas, exercitar a ponta dos pés. São exercícios simples e rápidos que ajudam a prevenir as varizes.

Não usar roupa demasiado justa: tanto calças de ganga, como meias com elástico apertado devem ser evitadas.

Usar saltos de 3-4cm: é difícil chegar a uma consenso neste ponto pois, embora os saltos demasiado altos não sejam aconselhados, também os saltos rasos parecem ser prejudiciais. O ideal é encontrar um meio termo e optar pelos 3-4cm.

Evitar calor nas pernas: seja a exposição prolongada ao sol (ou solários) ou banhos com água demasiado quente, o calor excessivo nas pernas é prejudicial. Por isso modere a exposição ao sol, tome banho com água morna e termine com uma passagem rápida de água fria pelas pernas.

Praticar desportos ligeiros: alguns desportos, como ténis, aeróbica ou musculação não são aconselhados pois provocam a dilatação dos vasos sanguíneos. Por isso, se tiver casos de varizes na família, opte por desportos mais leves como caminhadas, hidroginástica, natação ou dança.

Dormir com os pés levantados: coloque uma almofada sob os pés de forma a estarem mais altos que o nível do coração, para beneficiar a circulação do sangue.

Não fumar: além de ser extremamente prejudicial para os pulmões, o tabaco combinado com outros factores, aumenta o risco do aparecimento de varizes.

Controlar o excesso de peso: os quilos a mais são um grande inimigo de umas pernas saudáveis, por isso mantenha o seu peso em níveis ideais.

Usar meias elásticas medicinais: as chamadas meias de “descanso” são um grande aliado no controlo das varizes, mas devem ser usadas com aconselhamento médico e de acordo com as suas instruções.

Falar com o seu médico atempadamente: principalmente para quem tem predisposição genética ao aparecimento de varizes, é importante estar atento aos primeiros sinais (dor, peso, inchaço ligeiro) e consultar o médico de família de modo a atuar preventivamente e evitar que o problema piore e se torne mais difícil de tratar.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv