Como ter uma pele bonita com frutas e legumes

Já quase todos conhecemos o refrão “somos o que comemos”, na medida em que uma boa ou má alimentação pode influenciar o nosso estado de saúde. Da mesma maneira que uma boa alimentação é imprescindível para manter uma boa saúde, também é para ter uma pele bonita.

Como ter uma pele bonita com frutas e legumes, foi o que demonstrou o resultado de um estudo cientifico.Como ter uma pele bonita com frutas e legumes

Frutas e legumes – excelentes aliados para a beleza da pele

A fórmula exata para ter um tom de pele bonito e saudável encontra-se na dieta, particularmente no consumo de frutas e legumes. De acordo com um estudo publicado na revista PLoS ONE, a cor da pele pode ser mais rosada ou amarelada dependendo das quantidades diárias ingeridas de frutas e legumes.

Durante seis semanas, os investigadores analisaram as mudanças na aparência do tom de pele de 35 pessoas que fizeram uma dieta rica em alimentos que continham carotenoides. Observou-se que as pessoas que tiveram uma ingestão adequada destes alimentos ficaram com um tom de pele mais saudável e atraente.

A explicação está nos carotenoides, muito abundantes nos vegetais, nomeadamente nas frutas e legumes. Os carotenoides são pigmentos orgânicos, umas substâncias responsáveis das cores intensas amarelo, vermelho, laranja que têm muitos legumes e frutas, influenciando também, a cor da nossa pele.

Além disso, convém saber que os carotenoides são potentes antioxidantes antienvelhecimento e percursores da vitamina A. Vitamina esta que é importante para manter uma pele jovem.

Os autores do estudo da Universidade americana de St. Andrews defendem que “a pele está constantemente exposta à oxidação ambiental, nomeadamente à radiação UV, ao tabaco e outras agressões externas responsáveis pelo envelhecimento celular”. Neste sentido, e, segundo os autores do estudo, os carotenoides vão atuar como protetores para retrasar a oxidação (envelhecimento) das células.

Sendo assim, não deixe passar um dia sem comer uma boa dose de fruta e legumes, e, quanto mais coloridos melhor, além de ficar com uma pele bonita e luminosa, vai ingerir menos alimentos calóricos e estará também a aumentar o consumo de fibra, o que faz, com que coma menos nas refeições seguintes, contribuindo assim, para o controlo do seu peso. Com a vantagem de estar a ingerir nutrientes vitais para a sua saúde.

Que frutas e legumes contêm maior proporção de carotenoides?

Os alimentos muitos ricos em carotenoides, encontram-se maioritariamente na cenoura, melancia, caqui, papaia, ameixas, tomate, laranjas, framboesas, morangos, abóbora.

No entanto, as frutas e vegetais coloridos, acima referidas, não são as únicas fontes de carotenoides. Os vegetais verdes como os brócolos, espinafre, acelga, alface, agrião, entre outros, também fornecem uma boa quantidade de carotenos e vitamina A.

A quantidade recomendada é de cerca de 500 microgramas de carotenoides por dia, o equivalente a duas peças de fruta ou legumes.

Fica assim demonstrado, que o melhor tratamento para a pele é uma dieta saudável rica em frutas e legumes. Além de barato, ajuda também a manter a linha. Agora já não tem “desculpa” !

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv