Conheça os perigos dos Parabenos

A pele é o maior órgão do corpo humano, e o cartão-de-visita de toda e qualquer pessoa, como tal, homens e mulheres, procuram cada vez mais ter uma pele limpa, saudável, rejuvenescida e bem perfumada. Todos utilizam produtos de higiene, em maior ou menor quantidade e de melhor ou pior qualidade.

Os produtos de higiene e cosmética têm na sua composição, imensos ingredientes, que por serem tantos e de denominações tão complexas, a maioria das pessoas, nem repara, lê ou sequer presta alguma atenção aos rótulos. No entanto, há uma grande diferença entre os produtos constituídos apenas por ingredientes de foro natural e biológico, ou com misturas de produtos químicos e sintéticos, como os parabenos ou silicone.Conheça os perigos dos Parabenos

O que são os parabenos?

Os parabenos são compostos químicos muito utilizados diariamente, que atuam como conservantes, prolongam o prazo de validade e inibem o crescimento bacteriano. São utilizados para o fabrico de milhares de produtos de higiene e de cosmética, desde um simples creme de hidratação de corpo ou rosto, até aos champôs para lavagem do cabelo e desmaquilhantes, passando pelos creme de barbear e pelos dentífricos, são portanto, muito utilizados na indústria cosmética, devido ao seu baixo custo de produção, tornando o produto final, mais competitivo e de baixo custo, para o cliente.

Quando um produto que contém parabenos é aplicado na pele, uma vez atrás de outra, estes compostos químicos são absorvidos pelo organismo, que facilmente os confunde com o estrogénio. Ora, quando o corpo começa a ter mais quantidade de estrogénios do que o que realmente deveria, pode ocorrer uma desregulação de todo o sistema endócrino, dando lugar a grandes problemas, tanto no desenvolvimento físico como no desenvolvimento do sistema reprodutivo.

Perigos dos parabenos

Em relação ao desenvolvimento físico, podem aparecer problemas como aumento de peso e retenção de líquidos. No que respeita ao sistema reprodutor os problemas estão associados à desregulação hormonal, podendo provocar malformações no desenvolvimento do feto, em mulheres gestantes, e problemas associados ao sistema reprodutor masculino, pois inibem a produção de testosterona.

No geral, os parabenos representam um perigo para todas as pessoas que os utilizam, em especial bebés e crianças, pois estes estão em fase de desenvolvimento interior e exterior constante e, em vez de serem benéficos, os produtos com parabenos podem provocar alergias e irritações cutâneas, além da desregulação endócrina e hormonal. Estas últimas podem trazer consequências futuras bastante maléficas em todos os graus de desenvolvimento. Existem estudos científicos que afirmam ter encontrado parabenos na análise de tumores da mama.

Cosmética sem parabenos

Seguindo o princípio da precaução, e, para protegermos dos perigos dos parabenos, quando chegar a hora de ir às compras, o melhor será sempre usar produtos de higiene e cosméticos enriquecidos com produtos naturais e biológicos, especialmente se eles são destinados aos bebés e crianças, pois, atualmente no mercado existem inúmeras linhas de cosméticos sem parabenos.

Não tenha medo de perder algum tempo a ler rótulos, e a perceber se de facto está a comprar um produto saudável, pois a sua saúde irá ser a primeira a agradecer.

 

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv