Cuidados da Pele com Psoríase

Os cuidados da pele com psoríase são extremamente importantes como base do tratamento da psoríase. Embora atualmente ainda não exista a cura definitiva para esta doença, os cuidados extremos com a pele ajudam a reduzir e aliviar os sintomas.

A psoríase é uma doença crónica, autoimune mas não contagiosa, que afeta determinadas partes do corpo, entre as quais os joelhos, cotovelos, a zona lombar, mas também o couro cabeludo, as mãos e os pés.

Cuidados da pele com psoríase

Psoríase – doença da pele

Na pele com psoríase a renovação das células epidérmicas faz-se de forma muito acelerada em relação à pele normal (8 dias, no caso de uma pele com psoríase e 28 dias numa pele normal). Como consequência, o resultado é a acumulação de células epidérmicas que formam placas avermelhadas cobertas com escamas. Quem se vê afetado por esta doença, normalmente tem dias melhores que outros, dependendo da intensidade dos surtos.

A psoríase pode provocar problemas emocionais e sociais. Por isso o recurso a especialistas (médico, psicólogo, terapeuta…) pode revelar-se numa grande ajuda para enfrentar melhor a doença. Factores psíquicos, são por vezes apontados como desencadeantes da doença, no entanto não parecem ser a causa original da psoríase, já que esta tem a sua origem no sistema imunológico.

Cuidados da pele com psoríase:

Um duche rápido é melhor do que um banho longo. É recomendável que a água não esteja demasiado quente e fazer uso de sabonetes não agressivos.

Os banhos com extrato de aveia coloidal ou óleos têm propriedades emolientes e atenuam a comichão. Um banho de imersão não só ajuda a sentir-se melhor, mas também contribui para remover as escamas, tornando as placas menos densas. É fundamental secar bem a pele após o banho.

Depois do banho é de suma importância manter a hidratação da pele a fim de reduzir a inflamação e a descamação. O leque de opções para hidratar a pele são enormes. As loções emolientes que permitem uma esfoliação muito superficial (glicólico ou ácido láctico) aplicado duas ou três vezes ao dia ajudam a hidratar e amaciar pele. São também muito indicados os óleos minerais (vaselina, parafina, glicerina), óleos vegetais (de coco, azeite, amêndoa doce, gergelim) ou as gorduras animais (lanolina).

Este tipo de cremes e pomadas hidratam a pele, suavizando as placas e aumentando a sua elasticidade. Outras soluções hidratantes que não deveriam faltar nos cuidados da pele com psoríase são os produtos com: ureia, aloé vera, dexpantenol, ceramidas e aveia. Outra opção hidratante, particularmente útil para tratar a psoríase, são os cremes com camomila. A camomila é uma erva anti-inflamatória que acalma e suaviza a pele.

Para o tratamento da psoríase no couro cabeludo é recomendado os shampoos suaves de uso diário com ingredientes como o alcatrão de carvão ou a piroctona olamina.

Remédios alternativos

Um remédio natural para aliviar a comichão e remover as escamas da psoríase é o óleo da árvore-do-chá. Mas teste primeiro, antes de usar, numa pequena área da pele, para ficar a saber se não é alérgico. Se o óleo da árvore-do-chá é bem tolerado, passe diariamente algumas gotas deste óleo nas áreas afetadas.

A luz do sol é bastante eficaz no tratamento da psoríase. Por isso é benéfico expor-se todos os dias cerca de meia hora ao sol. Não se esqueça de proteger a pele saudável (sem psoríase) com creme solar de alta proteção.

Uma mudança nos hábitos alimentares podem trazer melhorias. Privar-se durante três semanas de ingerir proteína animal (carnes, leite, manteiga, queijo), uma vez que a digestão das proteínas formam toxinas que podem agravar a psoríase. O álcool  e o glúten são também suspeitos de provocar surtos de psoríase. É por esta razão, que as terapias alternativas recomendam uma dieta de purificação para limpar o intestino e, ajudar assim, a reduzir a proliferação de leveduras, fungos e bactérias.

A importância de balneoterapia é notável no tratamento da psoríase. A estadia num spa, com a aplicação de lamas e sais, emolientes, água de enxofre ou silicato e sessões de hidratação e relaxamento, pode ter efeitos benéficos no controle da psoríase.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv