Dez dicas para uma menopausa saudável

 

A menopausa tende a ser um período complicado para a maioria das mulheres devido às inúmeras alterações que se verificam nesta fase da vida. No entanto, não tem necessariamente de ser um drama e, com algumas mudanças no estilo de vida, cada mulher pode viver uma menopausa saudável e com o mínimo de transtorno. Deixamos-lhe aqui10 dicas que a ajudarão a ultrapassar a menopausa de forma serena e tranquila.Dez dicas para uma menopausa saudável

  1. Seja proativa: em vez de se limitar a deixar esta fase acontecer, informe-se, consulte o seu médico e tome as medidas necessárias para minimizar os efeitos negativos da menopausa.
  2. Siga uma alimentação saudável: evite o consumo de alimentos industrializados e opte uma dieta rica em verduras e gorduras saudáveis como salmão, abacate e azeite, que ajudam a manter o cabelo e a pele saudáveis. É igualmente importante consumir vegetais verde-escuros, como couve e brócolos, pois são ricos em cálcio.
  3. Pratique exercício físico: é frequente as mulheres ganharem algum peso nesta fase, devido às oscilações hormonais, daí a importância do exercício físico para se manter saudável e se sentir bem na sua pele. Para evitar a osteoporose, são aconselhados exercícios físicos de baixo impacto, como hidroginástica, natação, caminhadas e pilates, pois fortalecem a estrutura óssea, mas também a muscular.
  4. Mantenha o cérebro ativo: desafie o seu cérebro com exercícios de memória, sudoku palavras cruzadas e outros jogos de raciocínio. Estes pequenos exercícios ajudam a evitar as falhas de memórias que por vezes ocorrem durante a menopausa.
  5. Durma bem e descanse: se não tem hábitos de sono saudáveis, nesta fase é de extrema importância adotá-los. Dormir oito horas por dia, deitar-se e levanta-se sempre à mesma hora e abstrair-se dos problemas na hora de dormir para ter noites descansadas. Os bons hábitos combatem potenciais problemas de sono causados por quedas nos níveis de estrogénio, assim como falhas de memória e baixa líbido, problemas associados à menopausa.
  6. Trate a secura vaginal: aconselhe-se com o seu médico sobre a eventual utilização de um creme tópico de estrogénio para ajudar a tratar este problema. Uma atividade sexual saudável e regular ajuda a aumentar a líbido e é uma forma natural de aumentar a lubrificação.
  7. Aconselhe-se sobre a terapia de reposição hormonal: embora não seja recomendada para mulheres, ninguém melhor que o seu médico para a aconselhar.
  8. Faça os exames anuais recomendados, nomeadamente o controlo dos níveis de glicemia, colesterol, vitamina D e cálcio, assim como mamografias e exames pélvicos.
  9. Apanhe sol com moderação: passeios ou idas à praia nas primeiras horas da manhã ou ao final da tarde são muito benéficos nesta fase, pois aumentam a absorção de cálcio pelo organismo. Ainda assim, não se esqueça da proteção solar.
  10. Passe tempo de qualidade com os seus: passeie, passe tempo com a família, reveja amigos antigos. Divertir-se também faz parte dos cuidados a ter e vai com certeza ajudar nas oscilações de humor, bastante frequentes durante a menopausa.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv