Dez Hábitos para uma vida saudável

Muito se diz e se escreve sobre ser mais saudável e em mudar os velhos hábitos. Mas afinal o que podemos fazer de concreto no nosso dia a dia para sermos mais saudáveis e nos sentirmos bem? Fique a conhecer os dez principais hábitos para uma vida saudável, que com toda a certeza, vão fazê-la mais feliz.

Não fumar

Deixar de fumar é sem dúvida um dos hábitos que mais benefícios trará ao seu bem-estar. Pode fazê-lo de forma gradual reduzindo progressivamente a quantidade diária de cigarros ou de forma abrupta. As duas formas são válidas, dependendo da motivação de cada um.Dez Hábitos para uma vida saudável

Adoptar a Dieta do Mediterrâneo

Esta dieta rica em frutas, legumes e peixe é equilibrada e ajuda a manter o peso. Utiliza gorduras saudáveis como o azeite e quantidades moderadas de vinho durante as refeições. Mais do que um regime alimentar, a dieta mediterrânea é um estilo de vida, pois completa-se com exercício físico regular, celebrações e convívios familiares, favorecidos por um clima ameno.

Não ser sedentário

Optar pelas escadas em vez do elevador ou fazer uma caminhada em vez de passar o dia em frente à televisão. Convide amigos ou vizinhos para passeios de bicicleta. Estacione o carro longe da entrada do supermercado. Estas pequenas mudanças no dia a dia podem fazer toda a diferença na sua saúde.

Dormir mais e melhor

Além de ser fundamental dormir sete a oito horas por dia, é importante ter um sono de qualidade. Faça do seu quarto um espaço calmo e tranquilo, sem televisão, computador ou mesmo telemóvel. Beba um chá de camomila antes de se deitar, pois tem efeitos calmantes. Acima de tudo deixe as preocupações fora do quarto, aproveite os momentos antes de dormir para relaxar sem pensar no trabalho ou preocupações.

Evitar o consumo de sal

O excesso de sal provoca hipertensão e até problemas cardíacos. Habitue-se a cozinhar com menos sal e sobretudo evite molhos enlatados ou as refeições de micro-ondas, pois são ricas em sal.

Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas

Não é necessário abolir definitivamente o consumo de bebidas alcoólicas, mas é aconselhada não mais do que uma dose por dia. As chamadas bebidas brancas devem ser evitadas, opte por um copo de vinho, pois possui propriedades antioxidantes.

Ir ao médico anualmente

Fazer um check-up anual é um dos hábitos mais negligenciados. Principalmente após os 40 anos, é de extrema importância visitar o seu médico de família todos os anos de forma a fazer alguns exames e prevenção ou tratamento precoce de determinadas doenças.

Reduzir o consumo de açúcar

Uma das maiores fontes de ingestão de açúcar são os refrigerantes, por isso substitua-os por água, chás ou sumos naturais. Corte também nos doces e nos bolos. Não significa que tenha de abolir o consumo de açúcares, permita-se por exemplo um bolo ao fim de semana. E quando beber café utilize apenas metade do pacote de açúcar.

Beber mais água

No verão bebe-se mais água devido ao calor que se faz sentir, mas por vezes no inverno tendemos a esquecer um pouco este hábito. Comece um dia com um copo de água em jejum e beba bastante água ao longo dia, mesmo que não tenha sede. No mínimo, devem ser ingeridos 1,5l a 2l de água por dia.

Ser feliz

Este pode ser mesmo o hábito mais difícil de manter. Aproveite o seu tempo livre da melhor forma: arranje um hobby, brinque com os seus filhos, passeie, visite amigos, descanse. Faça o que lhe dá prazer e passe tempo com quem mais gosta, é o hábito de vida saudável que complementa todos os outros.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv