Feng Shui no escritório para trabalhar melhor

Aplicar, ainda que seja só algumas das muitas regras do Feng Shui no escritório, são medidas suficientes para criar um local de trabalho mais agradável. Quer o seu trabalho seja feito em casa ou no escritório, uma organização dos móveis e objetos de acordo com o Feng Shui, faz com que o trabalho seja mais produtivo, porque a concentração também será maior.

Por isso, é fundamental que tudo esteja no lugar certo e ordenado. Além disso, o Feng Shui promete trazer frescura e espaciosidade ao ambiente de trabalho.

Feng Shui no escritório – um local de trabalho perfeito

O que é o Feng Shui?Feng Shui no escritório para trabalhar melhor

O Feng Shui é uma filosofia de vida que tem mais de 3000 anos, é considerado por muitos a ciência do viver em harmonia com o ambiente. Por isso o design dos espaços onde vivemos e trabalhamos devem encaixar-se nas regras do Feng Shui. Na China, é costume usar o Feng Shui na construção de cidades, casas e edifícios. No occidente, cada vez mais, no âmbito profissional recorre-se aos princípios do Feng Shui para trazer harmonia e bem-estar ao local de trabalho.

Sete dicas para aplicar o Feng Shui no escritório

Se estiver decidida a aplicar algumas das regras desta arte milenar no seu escritório, algumas pequenas mudanças podem ser suficientes para tornar o seu ambiente de trabalho num espaço muito mais agradável e onde o trabalho será muito mais produtivo.

Sendo assim reunimos algumas dicas que, muito resumidamente retratam alguns dos princípios básicos de como deveria ser a disposição do seu escritório, quer trabalhe sozinha ou com colegas.

Dica 1 – Muito espaço na secretária

A mesa ou secretária é o lugar mais importante durante as horas de trabalho, pois é aqui onde desenvolvemos a nossa criatividade, empreendemos estratégias e tomamos decisões importantes. De modo a aumentar a nossa criatividade, é necessário que a mesa tenha uma superfície grande e que esteja livre de objetos. De acordo com os princípios do Feng Shui o espaço livre na mesa promove a criatividade e transmite uma sensação de liberdade, aumentando a concentração em tudo aquilo que fazemos.

Dica 2 – Evitar a desarrumação na secretária

Manter uma mesa arrumada é um dos princípios máximos do Feng Shui. Esta é uma condição fundamental para poder permitir o fluir da energia positiva (chamada Chi). Se descuidamos este aspecto e deixamos que se acumule documentos, ficheiros, jornais, papeis ou outros itens similares, contribuímos para o bloqueio do Chi, e isto vai influenciar negativamente a realização do nosso trabalho. Por isso, é fundamental garantir a ordem e arrumação. Deite fora ou ordene o que não precisa para que o fluxo de energia positiva volte novamente a circular.

Dica 3 – Não aos móveis com esquinas

As esquinas ou cantos requerem atenção na prática do Feng Shui no escritório. Todos os móveis com esquinas pontiagudos ou quadrados não contribuem para manter a harmonia no ambiente de trabalho. O ideal seria que as esquinas fossem redondeados ou curvas, pois assim, transmitem tranquilidade, promovendo, portanto, não só o bem-estar, mas também a concentração.

Dica 4 – Costas livres e protegidas

Uma premissa importante para o trabalho bem-sucedido é a concentração naquilo que fazemos. Para tal, a  disposição dos móveis no lugar de trabalho deve ser feita de modo que não interfira com a nossa atenção. Por exemplo, móveis ou prateleiras colocados na parte de trás das costas, faz com que os colegas tenham que passar por detrás de nós para colocar ou retirar objectos das prateleiras. Isto normalmente acontece nos escritórios onde se trabalha em conjunto com outras pessoas. Este vai e vem dos colegas gera energia negativa.

Outro aspecto a ter em conta é a colocação da mesa ou secretária. Sente-se de maneira que a porta e a janela fiquem, não precisamente à sua frente, mas que estejam sob o seu campo de visão. Isto é especialmente útil para quem deve assumir uma posição de controle e autoridade (por exemplo, cargos de gestão, médicos, advogados e outras profissões que têm de inspirar confiança e autoridade). Neste sentido, a sua área de trabalho deveria localizarse no canto mais distante da porta, para que possa controlar a entrada, e ver quem entra ou sai.

Portanto atrás de si, nomeadamente da sua secretaria, deve haver uma parede sem janelas, nem portas, nem prateleiras.

Dica 5 – Secretárias afastadas

Em escritórios compartilhados é comum as secretárias estarem muito próximas umas às outras. Se for possível, deve manter-se as secretárias afastadas entre si. Isto porque de acordo com a prática do Feng shui no escritório, existe o perigo de que a energia dos colegas se junte, e possa criar uma atmosfera desagradável. A energia de cada pessoa deve fluir livremente, sem se entrechocar com a energia de cada um. Por isso as mesas não devem estar muito próximas umas das outras, mas devem manter alguma distância.

Dica 6 – Cores claras e muita luz

O Feng Shui no escritório significa espaço e liberdade. E isto, se consegue, com cores claras e alegres (sem ser irritantes) e muita luz. Móveis escuros ou janelas pequenas, pelo contrário, proporcionam uma atmosfera deprimente e impedem a circulação da energia do Chi. As janelas e portas não devem estar frente a frente formando uma linha recta, já que esta disposição faz com que a energia saia do escritório e se perda. A ventilação adequada faz-se, abrindo as janelas para renovar o ar do ambiente fechado.

Dica 7 – Plantas e energia positiva

A prática do Feng Shui também pretende melhorar o equilibrio entre o Homem e o meio ambiente. As plantas, particularmente as verdes são bem vindas ao escritório. Estas ajudam a conectar as pessoas com a natureza e, ainda purificam o ar do escritorio, condição também essencial para manter a energia positiva no local de trabalho. Uma planta verde no parapeito da janela contribui para um ambiente de trabalho mais calmo e relaxado.

A iluminação adequada do escritório com luz clara e cálida é outra medida a implantar no espaço de trabalho, de acordo com o Feng Shui. Cores claras e alegres, uma boa ventilação e o uso de plantas verdes naturais são requisitos necessários para que o trabalho se faça com concentração, resultando tudo muito mais fácil e produtivo. Em definitiva, melhorar o Feng Shui no trabalho é trazer mais harmonia à sua vida.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv