Sono de Beleza não é um mito

Desde o tempo dos nossos avós que ouvimos dizer que dormir bem torna-nos mais bonitas. Faz parte das senso comum que uma boa noite de sono rejuvenesce a nossa pele e, de facto, o “sono de beleza” pode tornar as pessoas mais saudáveis e atraentes. Não é mito, é realidade e um estudo cientifico comprovou, recentemente, essa crença popular. Investigadores provaram que as pessoas que passam muitas horas sem dormir têm uma aparência menos saudável e atraente do que aquelas que dormem bem durante as sete ou oito horas diárias recomendadas.

Uma noite de sono profundo e constante ajuda a pele a regenerar correctamente, pois é durante o sono que a pele recupera das agressões diárias e actuam os mecanismos de defesa e a hormona do crescimento que é responsável pela regeneração dos músculos, evitando a flacidez. Mas não é tudo, uma noite bem dormida não só rejuvenesce o corpo, mas também ajuda a manter a nossa mente sã.

Mas porquê, exactamente, o sono demonstra ser um excelente aliado da beleza?

Ele é capaz de reequilibrar o organismo produzindo a hormona responsável pela sensação de prazer, a serotomina. Desta forma, impede a acumulação de curtizol e melhora o nosso humor e boa disposição, assim como melhora a função da leptina, hormona responsável por informar ao nosso organismo a ausência de fome. Por esse motivo, é aconselhável que uma boa dieta seja acompanhada por, pelo menos, sete horas de sono consistente. Não há dúvidas de que o “sono de beleza” é importante para uma mulher activa e saudável manter-se com uma aparência jovem e bonita.

Porém nem toda a gente consegue dormir bem e convenientemente e as causas para tal suceder podem ser de variada ordem:

  •  Existências de bebés e filhos pequenos;
  •  Excesso ou falta de exercício físico;
  • Consumo excessivo de álcool e estimulantes como o café;
  • Horários de trabalho irregulares;
  • Erros na alimentação;
  •  Entre muitos outros factores.

As consequências da falta de sono são inúmeros e reflectem-se principalmente na pele, maximizando o envelhecimento especialmente na face, com o aparecimentos das rugas, textura áspera, perda de elasticidade, desidratação, olhos inchados, olheiras e tez pálida.

O que fazer para melhorar as noites de sono?

  • Se sofre de insónias deve recorrer imediatamente a um médico especializado, ele procederá ao diagnóstico da doença do sono e recomendará o melhor tratamento para o seu caso.
  •  É essencial tornar o quarto e a cama mais confortáveis e acolhedores, isso implica uma divisão arejada, livre de humidade e sujidade e a escolha de um bom colchão e de uma boa almofada que se adaptem às diferentes necessidades de descanso.
  • Outras dicas podem ajudar a ter uma boa noite de sono, como o uso de um pijama confortável, uma máscara de olhos ou cosméticos que estimulem o sono.

 

 

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv