5 conselhos antes de engravidar

5 conselhos antes de engravidar

A gravidez é um momento único e indescritível, na vida de qualquer mulher. No entanto, ele deve ser preparado em todas as suas vertentes, de modo que seja uma fase agradável e saudável, tanto para a mãe como para o bebé. É muito importante preparar-se física e psicologicamente, para este período de emoções fortes e pela alegria de dar origem a uma nova vida. Sendo assim, e com o objetivo de orientá-la, siga estes cinco conselhos antes de engravidar.

Check-up

É de extrema importância uma ida ao médico. Deve fazer uma consulta completa com um check-up de exames, principalmente ao sistema reprodutor e ao sistema sanguíneo, desta forma o médico avalia o seu estado de saúde e pode colmatar algumas lacunas, relativas à sua saúde, preparando melhor o seu corpo para receber, o novo ser, em condições de saúde.

Tomar ácido fólico

Além da ida ao médico, é de extrema importância que comece a tomar ácido fólico, pelo menos três meses antes de engravidar. Este suplemento é fundamental para o desenvolvimento do cérebro do bebé e para a formação da coluna vertebral. Uma vez que o desenvolvimento do bebé ocorre, nas doze primeiras semanas, se o ácido fólico for tomado antes, quando for necessário para a formação do bebé, já estará presente no corpo da mulher em quantidade suficiente, para que não falte. Além deste aspeto, há também estudos comprovados que indicam que se a mulher começar a tomar ácido fólico, antes da gravidez, há uma redução do risco do bebé ter prolemas de coração.

Diga não aos maus hábitos

É de salientar que assim que pretende engravidar, deve abandonar os maus hábitos, no que respeita ao tabaco, álcool ou drogas, uma vez que o seu consumo prejudica o desenvolvimento físico e emocional do seu bebé. Se renunciar a estes maus hábitos antes de engravidar, o organismo estará mais apto, para a conceção de um novo ser.

Praticar exercício físico

Relativamente à prática da atividade física, ela deve ser iniciada antes da gravidez, pois a prática regular de atividade física associada a uma dieta saudável, são fundamentais para uma boa gestação, diminui o risco de diabetes e de problemas de hipertensão, além de que a mulher chega ao seu final de gestação com mais disposição, menos falta de ar e melhor controlo de peso, isto tudo é causado porque durante a prática de exercício físico é libertada a endorfina, substância que produz esse efeito.

Controlo do peso

O controlo do peso é um dos pesadelos, para qualquer mulher quando engravida, e a melhor forma de o controlar durante a gravidez, é começar antes. Deve dar preferência aos alimentos orgânicos e integrais, com grandes quantidades de fibras, pois diminuem o trânsito intestinal. Deve também começar a aumentar o número de refeições e diminuir a quantidade em cada uma delas, pois esta prática aumenta o metabolismo e ajuda muito no controlo do peso. A obesidade é um dos maiores obstáculos para engravidar, pois está associado ao mau funcionamento do metabolismo, nomeadamente no aspeto hormonal, logo se quer engravidar, não deixe para amanhã, mas comece hoje mesmo a seguir estes conselhos.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv