Como emagrecer durante a gravidez

Muitas mulheres tendem a ter excesso de peso durante a gestação. Embora emagrecer durante a gravidez não seja aconselhado na grande maioria dos casos, existem algumas medidas que podem ser tomadas para manter o peso em níveis considerados normais e acima de tudo manter saudáveis a mãe e o bebé.

Dieta não é opção!

Embora seja possível emagrecer durante a gravidez, fazer dieta, especialmente sem aconselhamento de um médico ou nutricionista não é de todo aconselhável. Fazer dieta durante a gravidez poderia por em risco a saúde do bebé, devido à falta de calorias, vitaminas e minerais. Claro que, dependendo do peso de cada mulher no início da gravidez, esta deve ganhar determinado número de quilos: por exemplo, mulheres obesas devem ganhar no máximo 9kg, enquanto que mulheres com peso considerado normal podem engordar até 16kg. Ou seja, mesmo em quadros de obesidade, é recomendado que a mulher ganhe peso, pois afinal está a gerar uma nova vida.Como emagrecer durante a gravidez

Enjoos matinais

Devido às náuseas e vómitos no primeiro trimestre algumas mulheres acabam por emagrecer durante a gravidez, ainda que involuntariamente. Este facto não é à partida alarmante, mas falar com o médico é o mais aconselhável. Principalmente para mulheres com excesso de peso, pode até ser benéfico, pois o bebé pode consumir a reserva extra de calorias existente no corpo da mãe, mas mais uma vez se reforça a ideia de que, mesmo com excesso de peso, a mulher não deve tentar emagrecer e deve aconselhar-se caso a perda de peso devido a enjoos matinais seja maior do que o esperado.

Manter-se saudável

Mais importante do que perder ou ganhar peso, é manter-se saudável. Aconselhe-se quantas calorias extra necessita diariamente para satisfazer as necessidades do feto e mantenha-se dentro dos limites. Mulheres com peso normal necessitam de cerca de 300 calorias extra, mas este valor altera-se de caso para caso. Evitar comida pouco saudável, que contenha muitas calorias, mas poucas vitaminas e nutrientes, é um dos principais fatores a ter em conta. Igualmente importante é evitar açúcares e gorduras: sobremesas, fritos, carnes gordas e até queijos e leites gordos, devem ser consumidos com moderação.

Tomar suplementos

Durante a gravidez o corpo necessita de nutrientes adicionais. As vitaminas satisfazem esta necessidade sem ter de ingerir mais calorias do que as que precisa. Claro que nunca poderá substituir comida “real” por suplementos vitamínicos, mesmo que o seu médico diga que, no seu caso, é aceitável perder peso durante a gravidez. O ácido fólico é dos suplementos mais importantes antes da gravidez e no primeiro trimestre de gestação pois minimiza os riscos de malformação no tubo neural do bebé. Outros suplementos que podem ser tomados são o ferro e o cálcio.

Comer em pequenas quantidades

Aversão a comida e náuseas podem tornar as refeições pouco agradáveis para as grávidas. Assim, em vez de fazer três refeições completas, pode fazer cinco ou seis pequenas refeições ao longo do dia. Este é o conselho de muito nutricionistas, mas para as grávidas é ainda de maior importância, principalmente quando o bebé começa a crescer e a diminuir o espaço para os órgãos do sistema digestivo.

Fazer exercício moderado

Manter um peso saudável durante a gravidez passa também por praticar exercício leve. Duas a três horas semanais é o recomendado. Cada mulher deve aconselhar-se com o seu médico para definir qual a atividade mais adequada ao seu caso, mas regra geral, caminhada, natação ou dança estão dentro das mais frequentes. O exercício tem outro benefícios para a grávida como alívio das dores e melhorias na qualidade do sono.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv