Como evitar a Síndrome da Morte Súbita nos bebés

Será possível prevenir e até evitar a Síndrome da Morte Súbita nos bebés? Enquanto que as causas deste acontecimento trágico ainda são, em parte, inexplicáveis, sabe-se hoje que existem alguns fatores de risco, o que leva ainda a uma maior importância da prevenção.

O que é Síndrome da Morte Súbita?

A Síndrome da Morte Súbita no bebé ou lactente (SMSL) é a morte súbita e inesperada de um bebé que, até ao momento, parecia saudável. Esta morte ocorre durante o sono, enquanto ele está geralmente deitado. Não existe nenhum ruído, gemido ou grito que permitem indicar sofrimento.

Como evitar a Síndrome da Morte Súbita nos bebés

Em Portugal, os dados atuais sobre a SMSL são da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), e indicam que cerca de 95% dos casos verificam-se antes dos seis meses de idade e que é, também, a principal causa de morte infantil durante o primeiro ano de vida.

Possíveis causas

Os investigadores e os médicos julgam que a Síndrome da Morte Súbita no bebé possa ser causado por uma anomalia respiratória durante o sono do bebé, que influenciada por condições externas pode causar a morte súbita. Os investigadores explicam que a insuficiência respiratória leva à falta de oxigénio e, portanto, a diminuição da frequência cardíaca. Uma vez que o bebé não recebe suficiente ar fresco, a concentração de dióxido de carbono no sangue aumenta. Normalmente, esta situação seria um incentivo forte para que o corpo acordasse para poder respirar.

No entanto, em algumas crianças isto não acontece. Acredita-se que seja porque não têm ainda desenvolvido este mecanismo de reação que faça despertar, talvez porque o centro respiratório do tronco cerebral ainda não é maduro o suficiente para responder corretamente em caso de emergência.

Como evitar a Síndrome da Morte Súbita nos bebés?

Para minimizar os fatores de risco envolvidos na Síndrome da Morte Súbita nos bebés, siga estas recomendações associadas a uma atenção constante:

Evite que o bebé durma de barriga para baixo

Dormir de barriga para baixo faz com que o bebé respire mal: o ar é renovado com maior dificuldade e, para o bebé, é mais difícil movimentar a cabeça, caso precise de limpar as vias respiratórias. Existe também um maior risco de regurgitar, podendo-lhe ser ainda mais difícil respirar caso isso aconteça.

Criar um ambiente seguro

Garanta que o local onde o bebé dorme tenha todas as condições de segurança e que está adaptado à sua idade e peso. Para evitar a Síndrome da Morte Súbita nos bebés, evite usar cobertores ou edredons demasiado espessos, pois isso pode provocar engasgamento ou bloqueio da respiração do bebé. Durante o sono, evite também que o bebé tenha demasiado perto dele peluches, almofadas ou brinquedos.

A temperatura da divisão onde o bebé está a dormir deve estar entre os 18° a 20°C.

Limpar as vias respirações

Um dos conselhos mais importantes para evitar a Síndrome da Morte Súbita nos bebés, é garantir que eles conseguem respirar sem problemas e entraves. Quando o colocar para dormir, certifique-se que ele tem o nariz e boca limpo para que nenhum problema ou entrave à respiração aconteça durante a noite.

Coloque-o deitado de costas

Infelizmente, este que é um dos conselhos mais importantes para tentar evitar a Síndrome da Morte Súbita nos bebés, ainda não é suficientemente seguido.

Os bebés devem ser colocados para dormir deitados de costas, e nunca de barriga para baixo. Até que eles sejam capazes de se levantar e virar sozinhos, esta deve ser sempre a posição chave para o seu bebe para evitar a Síndrome da Morte Súbita nos bebés e outros problemas respiratórios e de sono.

Banir o tabaco

Os números são alarmantes: 15 a 20% das mulheres fuma durante a gravidez. A nicotina é responsável por uma diminuição da resposta ventilatória e um aumento da apneia no bebé. Para evitar a Síndrome da Morte Súbita nos bebés, é então essencial que deixe de fumar durante a gravidez e também sempre que estiver perto do bebé.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv