Controle o seu peso durante a gravidez

Controle o seu peso durante a gravidez Com o início da gravidez, o corpo da mulher sofre muitas transformações. Além das alterações hormonais, das mudanças no seu estilo de vida, a mulher ainda tem de combater o excesso de peso durante a gravidez. É uma questão inevitável, no entanto quanto mais cedo começar a controlar o seu peso, melhor. A mulher regra geral, não deve engordar mais do que doze a treze quilos, durante toda a gravidez, no entanto, apenas sabe o peso que deve engordar, depois de calcular o seu índice de massa corporal (IMC), ou seja, dividir o peso habitual, pela sua altura ao quadrado.

Problemas que podem derivar do excesso de peso

O excesso de peso, na gravidez é um potencial inimigo, tanto para a mãe como para o bebé, uma vez que pode trazer bastantes complicações, algumas sem possibilidade de recuperação, e que podem condicionar a qualidade de vida do futuro dos dois, mãe e filho. Alguns dos problemas que podem surgir da falta do controlo do peso durante a gravidez, são: o aborto espontâneo ou um parto prematuro; o risco de desenvolver hipertensão arterial ou até eclampsia, devido ao aumento excessivo da pressão sanguínea, estimulado pela má alimentação e pela falta de exercícios físicos; a diabetes gestacional, a infertilidade ou mesmo complicações durante o trabalho de parto.

Medidas para controlar o excesso de peso

A mulher, durante a gravidez deve adotar algumas precauções, para que o seu peso não aumente mais que o desejado e aconselhado por especialistas. Deste modo, a mulher deve seguir uma dieta saudável e praticar exercício físico regularmente. Para isso, é aconselhável que a mulher realize entre cinco a seis pequenas refeições por dia, incluindo sempre uma peça de fruta, evitando deste modo estar muitas horas sem comer, escolher os alimentos ricos em fibras como cereais integrais e verduras, que ajudam a regular o intestino.

Deve pois, beber muita água fora das refeições, uma vez que esta é uma medida preventiva, para evitar o inchaço das pernas. Não deve ingerir água durante as principais refeições, porque dilata o estômago, não deixando absorver os nutrientes e dificultando a realização de uma digestão adequada. Evitar consumir alimentos com açúcar, prevenindo o aparecimento da diabetes gestacional e das gorduras trans, tais como, os molhos de saladas, as margarinas e os fritos, uma vez que esta gordura não é necessária para o correto desenvolvimento do feto, e contribuí para o aumento do colesterol total, aumentando o colesterol mau (LDL) e diminuindo o colesterol bom (HDL), deve ainda reduzir o consumo de sal para evitar o risco de hipertensão arterial.

Deve combater o mito de que pelo facto de estar grávida necessita de comer por dois, porque o seu organismo só transmite os nutrientes necessários para o feto, ficando o restante acumulado no seu organismo, originando excesso de peso. A mulher durante a gravidez não deve descurar a realização de exercício físico moderado como, caminhadas, natação, yoga, hidroginástica ou alongamentos.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv