Como cuidar da pele durante a gravidez

Como cuidar da pele durante a gravidez

A gravidez é uma fase de grandes alterações e mudanças a nível físico, como tal, nesta altura a pele está mais sensível e mais frágil, precisando de cuidados mais específicos, em cada parte do corpo. Para que a pele consiga realizar todas as suas funções, de forma correta, ela deve ser protegida e cuidada, também de uma forma correta. Saiba como cuidar da pele durante a gravidez:

Cuidar da pele do rosto

Normalmente durante a gravidez, a pele do rosto fica mais oleosa, com os poros mais dilatados e com tendência para a formação de acne, para evitar tal situação deve lavar o rosto, pelo menos duas vezes por dia com um sabonete de ph neutro, e em água que pode variar entre morna a fria. Outra das consequências da alteração hormonal, na gravidez, é que a pele do rosto tem tendência para o aparecimento de umas manchas mais escuras. Para prevenir e reduzir o aparecimento desta pele hiperpigmentada, deve usar todos os dias protetor solar, mesmo nos dias de nebulosidade, são sempre emitidos raios solares. Além disso não se deve expor em demasia ao sol, use chapéu e óculos de sol. É de salientar que deve evitar o uso de esfoliantes cosméticos, durante o período de gravidez, para não fragilizar mais a pele.

Cuidados a ter com a pele do corpo

Na gravidez a pele do corpo é a que sofre mais alterações. Com uma disposição natural para ficar mais seca e mais irritada, aliada às alterações normais de peso, a pele do corpo sofre uma distensão dos tecidos, e podem começar a aparecer as primeiras estrias. As estrias, normalmente estão mais localizadas nas ancas, no ventre, na parte interna das coxas e nos seios, e quando a pele começar a esticar, deve-se prevenir e reduzir o seu aparecimento, usar cremes e óleos bastante hidratantes e, fazer massagens leves e frequentes, ajuda a manter a elasticidade natural da pele.

Devido ao aumento do volume do útero e ao aumento do peso, a grande circulação ou circulação sistémica é mais demorada e tem mais dificuldades em fazer todo o percurso, é por isso que muitas vezes, a grávida sente as pernas cansadas e a pele das pernas bastante ressequida, para evitar tal situação deve aplicar um creme bastante gordo e hidratante e fazer massagens desde o tornozelo até ao joelho de forma leve e repetindo o processo várias vezes.

É muito importante que diariamente, não se canse de hidratar bem a pele, rosto e corpo. Beber bastante água, também ajuda a manter a pele limpa e saudável, pois promove a libertação de produtos tóxicos para o exterior e ajuda a manter a temperatura corporal.

 

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv