A Importância de Tomar Ácido Fólico Antes de Engravidar

Se está a planear ter um bebé deve conhecer a importância de tomar ácido fólico antes de engravidar. Saiba tudo sobre esta vitamina e em que alimentos se encontra.

Ácido Fólico: o que é?

O ácido fólico (também conhecido como folato ou vitamina B9) é essencial para produzir glóbulos vermelhos e prevenir a anemia. A falta deste ácido na alimentação pode causar a chamada anemia por deficiência de folato, que tem sintomas como cansaço e fraqueza. O ácido fólico está presente em mais ou menos quantidades em diversos alimentos, que devem ser incluídos numa dieta saudável e equilibrada: couve, brócolos, espinafres, feijões, lentilhas, ervilhas, gérmen de trigo, espargos, laranja, limão, tangerina, ovo, salmão e carnes vermelhas, entre outros. Contudo para a mulher que deseja engravidar, uma dieta normal e equilibrada, não é suficiente para proporcionar a quantidade adequada de ácido fólico, sendo necessário um suplemento.A Importância de Tomar Ácido Fólico Antes de Engravidar

Tomar antes de engravidar

Mesmo para quem tem um regime alimentar equilibrado e rico em alimentos com ácido fólico, antes da gravidez é de extrema importância que seja prescrito um suplemento deste ácido. Isto porque o ácido fólico ingerido nas quantidades recomendadas, atua na prevenção de anomalias congénitas no primeiro trimestre da gestação, nomeadamente em defeitos no tubo neural como a espinha bífida, e do cérebro, como a anencefalia. Como estes problemas podem ocorrer em fases iniciais da gravidez, o ideal é que o suplemento de ácido fólico comece a ser tomado ainda antes de engravidar, pelo menos 4 semanas antes da gravidez. Claro que, em casos de gravidez não planeada, é frequente que a mulher descubra que está grávida já após o primeiro trimestre e aí o suplemento de ácido fólico já não é necessário.

Que quantidades de ácido fólico tomar?

As doses diárias recomendadas são de 0,4 a 0,8 mg no período de, no mínimo, um mês antes da conceção até ao final do primeiro trimestre. É um comprimido pequeno, que não engorda e sem efeitos colaterais, vendido a um preço acessível nas farmácias. Como se coloca o problema de algumas mulheres não terem conhecimento da gravidez a tempo de tomar o suplemento de forma eficaz, é recomendado que mulheres em idade reprodutiva tenham uma alimentação variada e com alimentos ricos em ácido fólico.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv