O ferro durante a gravidez

 

Um dos principais cuidados a ter durante a gravidez é a alimentação. Uma boa alimentação na gravidez deve ser saudável, equilibrada e respeitadora da roda dos alimentos. Deve durante o tempo de gestação, aumentar o número de refeições e diminuir a quantidade de alimentos, em cada uma delas, assim à medida que vai ingerindo os alimentos, também os vai desgastando com as atividades diárias, não havendo lugar à acumulação de reservas. É essencial para o bom desenvolvimento do bebé e para manter a mãe bem nutrida, que integre na sua dieta diária minerais como o cálcio e o ferro.O ferro durante a gravidez

A importância do ferro durante a gravidez

O ferro é um mineral muito importante durante a gravidez, uma vez que o organismo de uma mulher grávida, aumenta substancialmente o seu metabolismo. Durante a gestação, a quantidade de sangue aumenta, logo é necessário um acréscimo da quantidade de ferro, o que gera um aumento da produção de hemoglobina, para que transporte oxigénio em quantidades suficientes e deste modo possa suprimir as necessidades da mãe e do bebé. Pode combinar e confeccionar as suas refeições, tendo em conta os nutrientes que constituintes os alimentos e os quais mais necessita, em cada fase da gravidez.

Alguns alimentos são mais ricos em ferro, como as carnes vermelhas, o peixe linguado e o salmão, as aves como o frango e o peru, mas caso a sua preferência seja mais comida vegetariana, então opte por alimentos da família das leguminosas, que também são uma fonte importante de ferro, como o caso do feijão, das ervilhas, das lentilhas ou do grão-de-bico, a qualquer um dos alimentos anteriores, deverá acrescentar algo do grupo das verduras, como espinafres ou os brócolos. No entanto, convém saber, que o ferro dos produtos animais, neste caso da carne é melhor absorvido pelo organismo do que aquele vindo dos vegetais que não totalmente assimilável.

Ferro e vitamina C

No entanto, além de ser necessária a ingestão de alimentos ricos em ferro, é necessário também, que integre na sua dieta, alimentos ricos em vitamina C. A vitamina C é de extrema importância, porque além de ajudar o organismo a absorver o ferro dos alimentos, a combater infeções, a combater os radicais livres, a atuar na produção de colagénio evitando o envelhecimento precoce, proporcionar uma maior resistência imunológica contra as doenças, reduz o nível de triglicerídeos e aumenta o poder de cicatrização, todas estas funções numa só vitamina. Pode acompanhar as suas refeições com alguns dos alimentos sugeridos e muito ricos em vitamina C, como as frutas, laranja, morango, limão, abacaxi, manga, melão, melancia, uva, tomate, abacate e maça, pode ainda acompanhar com as verduras como é o caso do agrião, da alface, da rúcula ou do pimentão, ou ainda optar pelos legumes, como a batata, os brócolos, a couve-flor, os espinafres ou as ervilhas.

Consuma alimentos ricos em ferro, de uma forma moderada mas sempre diária, especialmente durante o seu período de gestação.

Quando o ferro está em quantidades insuficientes no organismo, as reservas existentes, no nosso corpo vão baixando sempre até desaparecerem, podendo causar uma grave falha no processo de produção de hemoglobina e consequentemente, fica com uma anemia.

Basta ter alguma imaginação e com estes ingredientes, confeccionar refeições excelentes, sem estar a descurar a sua saúde e a do seu bebé.

 

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv