Qual o melhor dia para engravidar?

Qual o melhor dia para engravidar?

Quando uma mulher pretende ser mãe, um teste de gravidez positivo é o seu maior sonho. No entanto, para que tal aconteça, é necessário que ocorra a fecundação, e este fenómeno só acontece quando o espermatozoide encontra o óvulo. Cada mulher tem um ritmo de desenvolvimento endócrino e hormonal diferente, mas mesmo assim, todas passam pelas mesmas alterações hormonais, de uma forma cíclica e mensal. Conheça já em seguida quais o melhor dia para engravidar.

Período fértil da mulher – fase de ovulação

Todos os meses, a mulher passa por um conjunto de fenómenos, com a finalidade de a preparar para a fecundação, e consequentemente, para uma possível gravidez. A este conjunto de fenómenos, dá-se o nome de ciclo menstrual ou menstruação. Este ciclo começa e acaba na menstruação, passando pela fase da ovulação. Todos os meses, um dos óvulos que existem no ovário, fica maduro e é expulso para as Trompas de Falópio, percorrendo-as até chegar ao útero. Este percurso demora cerca de três a quatro dias e é no decorrer deste caminho, desde as Trompas de Falópio até ao útero, que o óvulo está pronto e preparado para ser fecundado, pelo espermatozoide, é a fase de ovulação ou período fértil da mulher.

Regra geral, uma mulher regular, tem um ciclo menstrual de vinte e oito dias, sendo que a ovulação deve ocorrer por volta do décimo quarto dia, antes do primeiro dia da menstruação, ou seja, se o primeiro dia da menstruação for dia vinte e quatro, quer dizer que a ovulação ocorreu no dia dez. A mulher que apresenta ciclos menstruais regulares, consegue sempre fazer uma previsão aproximada do dia em que ocorrerá a próxima ovulação. Para uma mulher irregular é mais difícil, saber qual foi o dia da ovulação, no entanto pode usar o método da temperatura, que consiste na medição diária da temperatura corporal. Quando esta subir cerca de meio grau, é uma indicação de que a mulher está na sua fase de ovulação, portanto no seu período fértil.

O melhor momento para engravidar

Sabendo que a duração média de vida do espermatozoide é de cinco a sete dias, pode-se concluir que o melhor momento para engravidar é ter relações sexuais entre o décimo primeiro e o décimo sexto dia, após o início da menstruação, porque é nesta altura que a mulher está na sua fase de ovulação, o período fértil.

É de destacar que quanto mais tempo os espermatozoides permanecerem, dentro do corpo da mulher, sem encontrarem o óvulo, mais frágeis vão ficando, logo menor é a probabilidade de conseguirem chegar ao óvulo e fecundá-lo.

De uma forma resumida, pode-se concluir que o melhor dia para engravidar é a altura em que o óvulo atinge a sua maturação, e encontra o espermatozoide. Deve pois, procurar ter relações sexuais no dia anterior à ovulação, no dia da ovulação e no dia seguinte ao da ovulação, pois estes são os dias em que o corpo da mulher está preparado, para a concepção de um novo ser.

Faça o seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: best suv | Thanks to trucks, infiniti suv and toyota suv