Alimentação para prevenir a queda de cabelo

A queda do cabelo atinge 30 a 40% da população mundial e pode ocorrer em qualquer idade. É um problema que afecta não só a aparência física mas também a auto-estima de quem sofre desta patologia. O cuidado numa boa alimentação para prevenir a queda de cabelo é essencial, pois o cabelo é o espelho da nossa saúde. Carências alimentares como a falta de ferro, vitaminas do complexo B, proteínas e minerais podem causar este problema.

A queda do cabelo pode ser causada por diversos factores, entre eles: hereditariedade, alterações hormonais, stress, alterações no sistema nervoso, uso de medicamentos, factores externos (secadores, alisadores de cabelo, escovas, entre outros) e carência nutricional. É especialmente no último factor que se incide este artigo, pois a contínua queda do cabelo sem causa aparente pode ter uma explicação na má nutrição. Uma alimentação saudável e variada fornece ao organismo todos os nutrientes que necessita e previne eficazmente a perda de cabelo.

Alimentos bons para prevenir a queda de cabelo

Alimentação para prevenir a queda de cabelo

A dieta desempenha um papel importante no cuidado do cabelo. Vitaminas, minerais, antioxidante e aminoácidos ajudam a estimular o crescimento do cabelo. Saiba quais são os alimentos que contêm estes nutrientes responsáveis pela prevenção da queda do cabelo:

Vitaminas do complexo B

Ajuda na regeneração das células e no crescimento saudável dos fios de cabelo. A vitamina B e o ácido fólico é um componente importante na formação de queratina, essencial para unhas, pele e cabelos saudáveis. Alimentos como a banana, cogumelos, levedura, cereais integrais, arroz integral, massa integral, pão, nozes e carnes magras são ricos em vitamina B e fortalecem o cabelo, tornando-o menos favorável a perdas e danos.

Vitamina A para os cabelos

Os alimentos ricos em vitamina A evitam que os fios de cabelo fiquem opacos e quebradiços. A sua deficiência pode aumentar a secura do cabelo e contribuir para a perda de cabelo. Os alimentos que contêm esta vitamina, são a cenoura, batata doce, manga, melões, gema de ovo, leite e derivados, que também contêm cálcio.

Zinco

É um mineral essencial no funcionamento do sistema imunológico. Presente nos frutos do mar, frango, fígado, leite, gema de ovo, farelo de trigo e carnes vermelhas. Estes são alimentos importantes no fortalecimento do couro cabeludo, tornando o cabelo mais bonito.

Ferro

Alimentos como carne bovina, atum, lentilhas, espinafre e vegetais de folhas verdes em conjunto com algumas frutas (laranja ou kiwi, por exemplo) que ajudam a absorver o ferro no organismo, promovem uma mudança significativa no crescimento do cabelo e diminuem a sua queda acentuada.

Proteínas ─ importantes para os cabelos

A queratina é um dos principais constituintes do cabelo e sua síntese é feita a partir de proteínas. Uma alimentação rica em proteínas assegura a manutenção e a reparação dos tecidos capilares. As proteínas estão compostas de aminoácidos ─ componentes vitais para o cabelo, pois compõem 90% da estrutura do mesmo e são a matéria-prima para reconstrução dos fios. Alimentos como carne de ave, peixe, ovos, leite, queijo, soja e derivados (tofu, tempeh…) e grãos como o feijão são grandes fontes de proteínas. Uma dica que pode ajudar na prevenção da queda do cabelo é o consumo de vinagre de maçã que auxilia na ingestão de proteína.

Alimentos ricos em Vitamina C

A vitamina C que é importante para a beleza da pele, graças às suas propriedades antioxidantes, reduz os efeitos dos radicais livres que podem deixar o cabelo seco e quebradiço. Esta vitamina também contribui para a produção de uma proteína essencial chamada colágeno, que fortalece os vasos sanguíneos que sustentam os fios dos cabelos, sendo importante para estimular o crescimento saudável dos fios. Ajuda ainda na absorção do ferro. Alimentos ricos em vitamina C são as frutas com kiwis, laranjas, papaia.

Dicas úteis para prevenir a queda do cabelo:

Tal como as carências podem afetar a boa saúde dos cabelos, os excessos podem ser prejudiciais. Evite as gorduras saturadas, os doces e frituras e sal em excesso. Aliado a uma alimentação saudável, variada e rica em nutrientes como os referidos acima, deve ter em conta algumas medidas contra a queda do cabelo, tais como: usar regularmente um shampoo anti-queda, evitar o stress com a prática de exercícios de relaxamento e dormir bem durante a noite. Em casos mais graves em que a queda do cabelo persiste deve consultar um dermatologista para aconselhar um tratamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *