Como Aplicar Queratina Líquida no Cabelo

Se o seu cabelo está danificado, espigado, quebradiço ou extremamente seco, aplicar queratina líquida no cabelo é um tratamento provavelmente adequado ao seu caso. Fique a saber quais as vantagens desta proteína e como aplicá-la em casa passo a passo com toda a facilidade.

Tanto se quer o seu cabelo liso e brilhante sem recorrer a tratamentos para alisar o cabelo de longa duração no salão de beleza que utilizam químicos ou simplesmente se o que quer é cuidar do seu cabelo em vez de alisar, o tratamento de queratina é uma opção que deve considerar e que pode fazer em casa. Obviamente que a queratina profissional do salão de beleza em comparação ao tratamento em casa dura mais, entre 4 e 6 meses, e se for feita em casa dura entre 30 e 45 dias. Mas devemos saber que o preço num salão de beleza pode custar cinco vezes mais.

O que é a queratina?

como usar queratina liquida no cabelo

Antes de saber como aplicar queratina líquida no cabelo, fique primeiro a saber em que consiste este produto. A queratina é uma proteína natural do cabelo responsável pela suavidade, brilho e pelo seu aspeto saudável. Quando exposto a agressões diárias, o cabelo tende a perder esta proteína e a tornar-se seco e estragado ou até mesmo oleoso ou com tendência para a queda, sendo diferente de caso para caso.

As agressões de que falamos podem ser de diversas ordens, desde uso excessivo do secador ou pranchas de alisamento, colorações frequentes do cabelo ou até mesmo a exposição ao sol, vento e poluição, entre outros. Se por um lado algumas podem ser evitadas, como o uso do secador ou das pranchas, outras agressões, principalmente as do meio ambiente, dificilmente podem ser reduzidas. A boa notícia é que existe no mercado a queratina líquida que devolve ao cabelo toda a sua vitalidade, através de um processo relativamente simples, mas com resultados bastante satisfatórios.

Como aplicar queratina líquida no cabelo

O tratamento pode ser feito por um profissional, mas pode também ser aplicado em casa. A queratina líquida não é difícil de encontrar em salões de cabeleireiro, lojas da especialidade ou até em supermercados e a sua aplicação em casa é simples. Antes de iniciar o tratamento, é importante lavar bem o cabelo, para eliminar impurezas e permitir que a queratina penetre mais facilmente. Se possível, use um champô anti-resíduos, os chamados champôs sem sulfato de sódio, que são mais eficazes na remoção das impurezas. É aconselhável lavá-lo duas vezes com o champô.

  1. Lave o cabelo, como explicado acima.
  2. Seque o cabelo molhado com uma toalha só para retirar a água, o cabelo deve ficar húmido.
  3. Agora, ainda com o cabelo molhado, aplique a queratina líquida a dois centímetros da raiz até às pontas, madeixa a madeixa, por todo o cabelo. É importante evitar que o produto toque o couro cabeludo para prevenir possíveis irritações.
  4. Massageie todo cabelo para ficar bem impregnado e passe um pente fino para espalhar todo o produto.
  5. Deixe atuar entre 15 a 20 minutos.
  6. Agora seque o cabelo com o secador quente para selar a queratina.
  7. Escove bem o cabelo com cuidado (sem puxar) com uma escova de cabelo suave.
  8. Agora alise o cabelo com a prancha quente, comece na zona da nuca desde a raiz até às pontas
  9. Em seguida, passe a escova por todo o cabelo (sem puxar).
  10. Depois de terminado o processo de aplicar queratina líquida, se possível, não se molhe ou lave o cabelo nos próximos 2 a 3 dias, senão o efeito terminará.

Existem outras formas de aplicação da queratina, sem usar fontes de calor (como o secador ou a prancha), tornando o processo mais simples para fazer em casa. Neste caso, se pretender uma reconstrução mais profunda aplique de seguida uma máscara de hidratação capilar e remova conforme as instruções desta.

Ao contrário de outros tratamentos, o alisamento com queratina não é difinitivo, portanto, terá que repetir o processo se quiser mantê-lo. A frequência do tratamento varia conforme o estado do cabelo, mas regra geral, deve ser aplicado apenas uma vez por mês e descontinuado de seguida.

Nos dias de intervalo entre as aplicações da queratina líquida, pode aplicar máscaras de hidratação para potenciar o tratamento.

Cuidados a ter depois de aplicar queratina líquida no cabelo

Para manter o manter o cabelo macio e não perder a sua leveza durante o maior tempo possível, especialmente os primeiros dois dias após o tratamento com queratina são muito importantes. Não faça rabos-de-cavalo ou tranças, pois deixa marcas no cabelo e proteja o cabelo da chuva. Se necessário, passe outra vez a prancha quente, caso o cabelo tenha apanhado humidade ou suor.

Se tem o hábito de colocar o cabelo atrás das orelhas não deve fazê-lo, deixe o cabelo cair livremente sobre os ouvidos. Até mesmo óculos de sol na cabeça devem ser evitados porque podem deixar marcas. Evite apanhar o sol e ir à praia nos dois dias seguintes ao tratamento. Estes cuidados, após a aplicação de queratina líquida no cabelo, garante o sucesso a longo prazo do efeito liso e suave que consegui com o processo.

Se depois de 2 a 3 dias após o tratamento de queratina no cabelo, quiser lavar o cabelo novamente, não utilize champô que contenha sulfito de sódio, pois essa substância pode reduzir o efeito da queratina.

Será uma boa candidata a um tratamento de queratina líquida?

Este tratamento, apesar dos seus bons resultados não se adequa a toda a gente. É ideal para cabelos extremamente secos ou danificados, mas não para cabelos relativamente saudáveis. Neste tipo de cabelos, a utilização da queratina pode ter efeitos nefastos, como tornar o cabelo super duro e quebradiço.

Em caso de dúvida, sobre se deve ou não aplicar keratina, fale com o seu cabeleireiro, para receber o aconselhamento adequado. O tratamento também não é adequado a grávidas. Se não for uma boa candidata ao tratamento, pode sempre procurar champôs ou outros produtos capilares que têm queratina na sua composição, mas que são mais suaves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *