Como proteger os cabelos no Verão

O sol, a areia, a água salgada fazem bem ao espírito, mas causam danos quase irreparáveis ao cabelo. O sol e o calor característicos do Verão convidam a passar mais tempo ao ar livre. A praia e a piscina representam a melhor maneira de aproveitar esse bom tempo. Neste artigo dizemos-lhe como proteger o seu cabelo do calor.

O sol seca o cabelo e estraga os cabelos pintados, desbotando a sua cor. A água salgada e o cloro promovem a desidratação capilar, deixando os fios mais secos e grossos. Por isso, a prevenção e o tratamento dos fios capilares durante a época mais quente do ano é fundamental para proteger os cabelos no verão, de modo a mantê-lo saudável, macio e sedoso.Como proteger os cabelos na praia

Como proteger os cabelos do sol

Um dos primeiros passos para proteger o cabelo dos perigos do verão é mudar a gama de cuidados para o cabelo. Substitua o champô, o condicionador e a máscara que usa por uma gama especializada para o Verão. Felizmente, quase todas as marcas apresentam uma linha limitada durante o Verão, com cuidados redobrados para hidratar o cabelo com maior força. A maior parte destes produtos contém protector solar, que previne a escamação dos fios. Quando os fios começam a escamar, o cabelo torna-se áspero e é natural que surjam as temidas pontas espigadas.

Como proteger os cabelos na praia

A prevenção também deve ser feita ao longo do dia. Se fizer um dia de praia ou de piscina, faça-se sempre acompanhar de um óleo ou de um condicionador leave-in. Estes produtos ajudam a manter a hidratação do cabelo. Pulverize o cabelo sempre que achar necessário e sempre que sair da água, salgada ou com cloro.

Evite pentear o cabelo enquanto estiver na praia. Se o fizer, vai arrastar os grãos de areia pelos fios, fazendo uma esfoliação descecessária ao cabelo. Não se esqueça de proteger o cabelo do sol com um chapéu.

Não deve também esquecer que, depois de um dia de descanso na piscina ou na praia, deve lavar bem o cabelo para retirar quaisquer resíduos que possam estar no couro cabeludo. A presença de grãos de areia no cabelo agride o couro cabeludo e cada fio de cabelo. Aposte em lavar o cabelo com água morna ou fria: a água quente seca o cabelo.

Como proteger os cabelos na piscina

O cloro mata bactérias e germes, por isso é muito usado em piscinas, mas é prejudicial para o cabelo, tornando-o seco e quebradiço. Proteger o seu cabelo do cloro é a palavra de ordem. Os produtos que contêm silicones insolúveis em água oferecem uma forte proteção. Mas se prefere algo mais natural, a manteiga de karité é uma boa opção ou até mesmo um óleo puro.

Faça um tratamento com óleo antes de ir nadar. Para isso, espalhe 1 colher de chá de óleo de coco no cabelo. O óleo deve ser aplicado no cabelo pelo menos 1 a 2 horas antes de entrar na água. Assim, o óleo tem tempo suficiente para penetrar no cabelo, evitando que fique seco pela ação do cloro.

Não se esqueça molhar o cabelo antes de entrar na água com cloro. Isto porque o cabelo molhado não pode absorver tanto cloro. Pense no cabelo como se fosse uma esponja, se não o molhar antes de entrar na piscina, este vai absorver mais cloro. Quando sair da piscina volte a enxaguar o cabelo novamente.

Cuidados depois do sol

Depois da praia ou da piscina, também deve aplicar uma máscara hidratante, para cabelos estragados ou pintados. Este tipo de máscaras são mais nutritivas e protectoras, dando uma maior hidratação ao cabelo. Evite retirar logo a máscara e faça a sua vida, por casa, com a máscara colocada no cabelo. Envolva a cabeça com uma touca, durante quase uma hora. O calor que se vai criar dentro da touca ajuda a activar as propriedades nutritivas da máscara.

Por último, e apesar de as mulheres evitarem ao máximo a presença da tesoura nos seus cabelos, cortar as pontas, de três em três meses, ajuda o cabelo a crescer de forma mais saudável. Depois do verão e com o cabelo mais estragado que o normal, aposte numa “tesourada” considerável, para retirar o volume extra e as pontas espigadas. Todas estas são dicas eficientes para manter o cabelos saudável durante o Verão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *