Conhece as vantagens do shampoo seco?

O shampoo seco é excelente aliado para as mulheres que têm cabelos oleosos. Se faz parte desse grupo de pessoas então não pode deixar de ter, no seu conjunto de produtos cosméticos pessoais, um shampoo deste género. O uso do shampoo seco é indicado para aqueles dias em que a oleosidade nos cabelos torna-se desagradável mas que por algum motivo, como falta de tempo, não podemos lava-los.

Imagine que, precisamente, no dia em que a sua cabeça exige uma lavagem completa surge um compromisso inadiável. Provavelmente, iria chegar atrasada se decidisse lavar os cabelos como faz normalmente. A solução para o problema está na aplicação de um shampoo seco, disponível em versão spray ou pó, sendo fácil de encontrar à venda nos salões de cabeleireiros ou lojas de cosméticos.

Como funciona o shampoo seco

Apesar de não ser necessário usar água, o produto contém substâncias (tais como amido de alumínio e dióxido de silício hidratado) capazes de absorver a oleosidade imediatamente, após a sua aplicação. Desta forma, o shampoo seco funciona como um produto de lavagens instantâneas e superficiais. O resultado é um cabelo limpo com movimento que ganhou textura e volume na raiz.

Como aplicar o shampoo seco no cabelo?

A aplicação é simples:

  1. Agite o fraco antes de usá-lo e aplique apenas no cabelo seco.
  2. Borrife o produto de madeixa em madeixa – a uma distância de 20 centímetros, evitando o contacto direto com a raiz para não entupir os poros.
  3. Deixe atuar durante 10 minutos. É muito importante este passo, porque o produto precisa de tempo para poder fazer efeito.
  4. Agora o produto pode ser massageado ou escovado, segundo o efeito que pretenda.
  5. Se massagear, ganha mais volume no cabelo.
  6. Se escovar o cabelo ganha mais brilho no cabelo.

Dica: se quer um volume extra no seu cabelo, borrife o shampoo seco ao longo do comprimento do cabelo. Também quer fazer penteados mais elaborados pode aplicar shampoo seco, assim o cabelo é mais maleável e pode ser estilizado com mais facilidade.

Se comprou shampoo seco em pó, basta colocar um pouco na mão e passar o produto de madeixa em madeixa. Em seguida passe com o pente pelos fios ou esfregue um pouco a raiz com a ponto dos dedos para fazer desaparecer o pó esbranquiçado.

Shampoo seco caseiro

Não teve tempo ou esqueceu-se de comprar shampoo seco, pois como alternativa caseira e mais barata também pode usar pó de talco ou bicarbonato de sódio. Ambos absorvem o sebo e a gordura de maneira semelhante ao shampoo seco, embora não possam dar volume nem tenha o cheiro agradável, próprios dos shampoos secos.

Qualquer que seja o motivo vale a pena experimentar, pois não só serve para retirar a oleosidade como também para dar volume ao cabelo. A oferta no mercado é vasta e várias são as marcas que comercializam este tipo de shampoo, tais como a TRESemmé, Klorane, Batiste e Inecto. O preço do produto varia entre os 4 e os 9 euros.

Depois da aplicação convém que lave o cabelo com um shampoo anti resíduos, afim de retirar do couro cabeludo os restos de shampoo seco. É importante salientar que o produto não substitui a lavagem com água, shampoo líquido e condicionador. O shampoo seco não deve ser usado com frequência. Especialistas, afirmam que o uso contínuo pode provocar irritações. No entanto, não deixa de ser uma grande ajuda para que tem cabelos oleosos e principalmente para quem usa franja (visto que fica oleosa mais rapidamente) ou para uma saída inesperada ou até mesmo numa viajem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.