Como limpar o ferro de engomar

Engomar é um mal necessário pelo que há que reduzir ao máximo as chatices que este poderá trazer. A limpeza do ferro é um deles. Ao fim de algumas utilizações, a base do ferro de engomar poderá ganhar um aspecto sujo que em combinação com as elevadas temperaturas poderá até manchar a roupa.

Como limpar o ferro de engomar

De modo a que o ferro volte a deslizar bem sobre a roupa é importante limpar o ferro de engomar. A parte de baixo deve estar sempre limpa para não agarrar aos tecidos. Há soluções caseiras que podem ajudar, mas como a parte de baixo de qualquer ferro é delicada, convém por isso ler sempre as instruções do fabricante e os produtos que recomenda para a limpeza do seu ferro.

Como limpar o ferro de engomar

Para evitar estragar as suas peças preferidas, aprenda como limpar o ferro e ponha-o como novo. Confira as alternativas caseiras que ajudarão a manter o seu ferro sempre funcional tornando a passagem da roupa mais fácil e rápida:

Sal

O sal pode fazer verdadeiros milagres na limpeza de um ferro sendo até capaz de remover manchas de queimaduras. Para proceder à limpeza, espalhe sal grosso sobre uma folha de papel A4 e passe o ferro quente por cima repetidamente e durante alguns minutos. Após o processo, desligue o ferro e deixe-o arrefecer. Por fim, passe um pano húmido para remover os restos de sujidade.

Vinagre e sal

Coloque sal e vinagre em partes iguais numa panela. Aqueça a mistura sem deixar ferver, retirando-a do lume mal o sal se dissolva por completo. Aplique esta solução no ferro com a ajuda de um pano ou esponja, até que as manchas desapareçam na totalidade.

Água e bicarbonato de sódio

Num recipiente, coloque 1 colher de sopa de água e 2 colheres de bicarbonato de sódio. Misture bem até obter uma pasta. Espalhe o conteúdo pela base do ferro com o auxilio de uma esponja não abrasiva. No final, retire o excesso com um pano húmido.

Água e vinagre

Num recipiente, coloque meio copo de água e adicione meio copo de vinagre branco. Misture bem e aplique a solução no ferro, ainda morno, com o auxilio de um pano ou esponja macia, deixe o ferro cerca de 10 minutos sobre esta mistura. No final da limpeza, limpe a base do ferro com um pano húmido limpo.

O vinagre também ajuda a limpar os orifícios das saídas de vapor que por vezes estão entupidas. Para limpar os buraquinhos entupidos, molhe um cotonete em vinagre e limpe-os até que o vapor de água possa sair bem.

Limpar o ferro com vela

Uma solução antiga para limpar a base suja do ferro de engomar é a utilização de uma vela. Aqueça o ferro a vapor na temperatura mínima e, em seguida, envolva a vela num pano seco e passe sobre as manchas de restos queimados que ficam agarradas como goma na chapa do ferro e que por sua vez mancham e ficam agarrados nas peças de roupa. Estas manchas podem ser facilmente removidas desta maneira.

Pasta de dentes

A pasta de dentes é um excelente método de limpeza de ferros com base metálica. O modo de utilização é simples. Coloque uma pequena porção de pasta de dentes no ferro ainda morno e esfregue com o auxilio de um pano ou esponja não abrasiva, insistindo nas manchas. Após a limpeza, o seu ferro ficará a brilhar.

Água morna com detergente

Para usar esta técnica deverá certificar-se que a base do seu ferro de engomar é revestida a Teflon. Caso se confirme, misture uma pequena de dose de detergente da loiça em água morna e aplique no ferro com um auxílio de um pano. Esfregue bem e por fim limpe com um pano seco.

Açúcar e detergente

Prepare uma pasta de açúcar e detergente misturando partes iguais dos dois ingredientes. Aplique a mistura no ferro de engomar com a ajuda de um pano húmido, esfregando bem as regiões mais sujas. Por fim, remova o produto caseiro com o auxílio de um pano húmido e limpo.

Como limpar o ferro de engomar com papel de alumínio

Muitas vezes, uma fina camada de sujidade acumula-se na base do ferro e nem sempre é fácil de ser vista à simples vista, mas o problema pode ser resolvido com papel de alumínio. Corte um pedaço de cerca de 50 centímetros de comprimento e coloque sobre a tábua de engomar. Regule a temperatura do ferro para o máximo e passe o ferro de engomar para a frente e para trás sobre o papel de alumínio. Notará como a sujidade fica agarrada ao papel de alumínio. Agora seu o ferro está outra vez limpo e pronto a deslizar sobre sua roupa.

Caso a base do seu ferro tenha um revestimento antiaderente deve ter cuidado e usar produtos não abrasivos ou corre o risco de danificar o aparelho. Aplique uma esponja macia e evite o uso de esfregões e produtos químicos. Tenha cuidado também com o ferro a vapor com base de alumínio. Como a superfície é muito sensível, não deve usar produtos químicos nem remover a sujidade com materiais ásperos, como lixas. E lembre-se! Desligue sempre o ferro da tomada e deixe-o arrefecer antes de iniciar qualquer tipo de limpeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *