Afinal o chocolate não engorda!

Até agora, sempre ouvimos dizer que o chocolate engorda e quem quer emagrecer deve riscar esta delícia calórica da sua dieta. Mas estas evidências foram agora postas em questão por novos estudos científicos. Um estudo da Universidade de Granada (Espanha) revelou o que até agora sempre quisemos ouvir – comer chocolate não engorda!

O estudo publicado na revista Nutrition conclui que quem come chocolate, de forma regular, tem níveis mais baixos de gordura corporal, incluindo a gordura abdominal, que como sabemos é a mais perigosa para a saúde. Mas isso não é tudo, quem gosta de comer chocolate tem um menor risco de problemas circulatórios e ataques cardíacos.

o chocolate não engorda

O chocolate não engorda!

A investigação analisou o estilo de vida e hábitos alimentares de 1.458 jovens de nove países, com idades entre os 12 e 17 anos e revelou que o consumo de chocolate, apesar de ser um alimento calórico, está associado a um menor risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, independentemente de realizar-se ou não alguma atividade física.

Estes resultados são também similares a outros estudos desenvolvidos em adultos, onde se comprovou que aquelas pessoas que comiam chocolate com maior frequência tinham menor índice de massa corporal, ou seja, vem a revelar que afinal o chocolate não engorda!

O chocolate é bom para a saúde

O chocolate, por ser rico em flavonoides (especialmente catequinas, responsáveis do sabor amargo característico do cacau), possui propriedades benéficas para a saúde. Neste sentido, é um potente antioxidante e anti-inflamatório, tendo ainda efeitos anti-hipertensivos e pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares segundo os investigadores. Outro estudo comprovou que os flavonoides aumenta o fluxo sanguíneo cerebral numa área concreta do cérebro associada à memória, o que se traduz na melhora do processo de memorização.

O chocolate não engorda, se for consumido com moderação, podendo ser incluído, especialmente o chocolate preto na dieta diária, sem abusar e alternado com outros alimentos ricos em fibras, tais como frutas, verduras e legumes. Pois é aconselhável não comê-lo isolado, mas acompanhado destes alimentos, para que fibra impeça a absorção do açúcar. É também recomendável comê-lo ao longo da manhã e nunca depois do meio-dia, para que o corpo tenha tempo suficiente de queimar energia.

O melhor chocolate para não engordar

O melhor chocolate para a saúde é o chocolate preto, com mais de 85% de cacau. Ao conter mais quantidade de cacau é, consequentemente mais rico em  flavonoides (o chocolate de leite tem menos cacau e o branco não contém cacau mas gordura de cacau).

Os nutricionistas ressaltam, no entanto, que é preferível recorrer ao chocolate amargo. É definitivamente mais saudável que o chocolate de leite. Porque contém mais flavonoides e muito menos gordura e açúcares simples. Açúcar e gordura promovem diabetes e obesidade.

Contudo, os cientistas da Universidade de Granada alertam que comer muito chocolate não é recomendado, pois embora o chocolate não engorde e, até mesmo possa ajudar a reduzir a gordura corporal, o mais prudente é consumi-lo de forma razoável, não excedendo a quantidade de 20 a 25 gramas por dia. Deve saber que 100 g de chocolate tem cerca de 500 calorías.

Os investigadores insistem, para que não haja uma má-interpretação dos resultados do estudo e não sejam confundidos com: “comer chocolate emagrece”. Porque isto não significa via livre para comer todo o chocolate que nos apetece.

Agora que já sabe que comer chocolate não engorda e conhece os benefícios do chocolate preto para a saúde, pode, a partir de agora, não sentir-se culpável de ceder a esta tentação e desfrutar deste pequeno prazer que deixou de estar proibido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *