Mantenha-se hidratado no inverno!

Nos meses frios, com as temperaturas baixas e o tempo desagradável, tendemos muitas vezes a descuidar a hidratação. Embora a sensação de sede seja menos pronunciada, é também importante manter-se hidratado no inverno, não só nos meses de muito calor.

É certo que no verão, as altas temperaturas fazem-nos mais conscientes da impotância de beber água e por isso a ingestão de líquidos tende a ser maior. Mas no inverno, embora o corpo pareça precisar menos, a hidratação é igualmente importante e não deve ser descuidada. Deixamos algumas dicas de como pode aumentar a ingestão de líquidos no inverno e manter-se hidratado durante todo o ano.

Como se manter hidratado no inverno

Como se manter hidratado no inverno

Beber um copo de água em jejum: além de ajudar a limpar o organismo, é uma ótima maneira de começar bem o dia, com uma dose extra de hidratação. Ao tornar esta ação num ritual diário vai melhorar em muito a sua saúde e aumentar a sensação de bem-estar.

Coloque uma garrafa de água no seu campo de visão: como no inverno não sentimos tanta sede, é importante encontrar outras formas que nos lembrem de beber água. Coloque uma garrafa de água na secretária quando estiver no trabalho, ou em casa perto de si enquanto relaxa. Ver a garrafa, vai relembrá-lo de que deve beber e a ingestão aumenta.

Faça pausas para beber água: Se necessário crie momentos específicos para beber água. Por exemplo a cada intervalo do filme a que está a assistir ou a cada meia hora. Cada um deve definir as pausas de acordo com as suas necessidades e objetivos.

Coma frutas e legumes: a ingestão de água não se faz apenas através de líquidos, mas também de sólidos. Apostando no consumo de frutas e legumes, pelo menos cinco vezes ao dia, está a aumentar em muito a quantidade de água no organismo. A maça, a laranja, o pepino e a alface são dos alimentos que mais água fornecem, sendo por isso uma boa aposta para manter-se hidratado no inverno.

Aposte em chás e tisanas: com o frio do inverno, o chá quente sabe sempre bem. Beba um chá calmante antes de dormir, e substitua os cafés diários por chá. No trabalho ou em casa, os chás são fáceis de preparar e possuem pouquíssimas calorias, além de ser muito mais saudáveis que o café. Infusões de hortelã, tília, camomila, erva-doce e erva-cidreira, são ervas que são particularmente adequadas para o tempo frio.

Prepare sopas: se com o calor do verão as sopas nem sempre são apetecíveis, a verdade é que no inverno, uma sopa quentinha pode fazer maravilhas. E claro, além de ingerir muita água numa sopa, está também a fornecer ao corpo vários nutrientes importantes para se manter saudável. A tradicional canja também é uma boa opção.

Modere a ingestão de bebidas alcoólicas: o álcool acelera a perda de água pelo organismo, além dos seus outros efeitos nefastos e por isso, o seu consumo deve ser moderado. Ainda assim, quando ingerir bebidas alcoólicas, não descuide a ingestão de água. Por cada copo de vinho beba outro de água. Alguns especialistas acreditam que a ingestão de água a par da de álcool ajuda a diminuir os efeitos negativos imediatos, além de que, se o corpo estiver hidratado, a sensação de mal estar no dia seguinte será muito menor.

A importância de manter-se hidratado no inverno tem muitos benefícios, pois além de fornecer a todos os orgãos do corpo uma constante ingestão de liquídos, faz também, com que, o organismo esteje melhor preparado para fazer frente às infecções próprias do inverno, desde constipações e doenças víricas, como a gripe. Ao beber muito, aumenta as defesas do sistema imunológico, mantem as membranas nasais húmidas e todo o organismo funciona melhor. O seu sistema imunológico, corpo e pele vão agradecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.