Operação Biquíni: Conselhos para uma barriga lisa

O verão aproxima-se e surge a vontade de estar em forma para ficar bem de biquíni, por isso ter a barriga lisa e bem defenida é fundamental para sentir-se bem na praia. Já se sabe que uma alimentação equilibrada e exercício físico regular são a chave para o sucesso, mas às vezes persiste aquela barriguinha inchada da qual ninguém gosta.

A barriga grande e inchada muitas vezes não é sinónimo de gordura ou excesso de peso, pode dever-se aos hábitos alimentares errados, por isso controlar a alimentação e o stress, será a melhor forma para reduzir o volume da sua barriga. Fique então a conhecer alguns truques simples para ter a barriga lisa.

Dicas para ter a barriga lisa

Dicas para ter a barriga lisa

  • Esqueça o sal: Pode não saber, mas a verdade é que o sal, além de trazer os problemas de saúde já conhecidos, causa também a retenção de líquidos e isso reflete-se numa barriga inchada. Por isso comece já a diminuir a ingestão de sal.
  • Ingira fibras: Opte por cereais integrais ao pequeno-almoço e também por muitas verduras e frutas ao longo do dia. Ajudam a regular o trânsito intestinal e a ter uma barriga mais lisa.
  • Tenha cuidado com os alimentos que provocam gases: as leguminosas como feijão e lentilhas provocam gases e inchaço na barriga, assim como a couve, pelo que deve moderar a sua ingestão se quer ter a barriga lisa.
  • Coma sem pressa: ao comer de depressa ingere muito ar que também é responsável por gases. Coma com calma e mastigue bem os alimentos.
  • Tenha cuidado com os laticínios: certas pessoas são intolerantes à lactose, ou seja, ao açúcar natural do leite, que pode provocar inchaço e gases. Se se aperceber que os laticínios podem ter efeitos adversos, diminua o consumo.
  • Intolerância ao glúten: mesmo as pessoas que não são celíacas ou intolerantes ao glúten, têm dificuldade em digerir esta proteína que se encontra nos cereais, massas e pão, levando à formação de gases.
  • Algumas frutas podem causar flatulência: sobretudo em pessoas que não sabem que são intolerantes à frutose, o açúcar da fruta.
  • Gorduras boas: a gordura do peixe gordo ajuda a ter a barriga lisa. Os ácidos gordos ómega-3, e a proteína que fornece este tipo de peixe, não só são bons para a saúde, mas também ajudam a perder peso na zona abdominal. Coma peixe gordo duas a três vezes por semana, como salmão, cavala, sardinhas etc.
  • Probióticos podem ajudar: os probióticos, como o iogurte, o kefir, chucrute ajudam a proliferar as bactérias benéficas do estômago, melhorando o funcionamento dos intestinos, evitando assim, a flatulência e o estômago inchado com gás. Mas escolha as opções sem açúcar, de contrário não obterá benefícios.
  • Beba muita água: substitua os refrigerantes por água, principalmente aqueles com gás, que provocam inchaço. Beba dois litros de água por dia.
  • Bebidas com gás: as bebidas gaseificadas, como os refrigerantes e a cerveja, acumulam gás na barriga, além claro, do excesso de calorias que vão contribuir para a acumulação de gordura diretamente nessa zona.
  • Durma bem: estudos provaram que dormir bem ajuda a diminuir o perímetro da cintura e dormir menos que o necessário aumenta a sensação de fome. Por isso, durma em média oito horas por dia.
  • Exercício físico: os abdominais quando são mal feitos podem causar distensão abdominal, fazendo com que a barriga fique mais levantada em vez de metida. Especialmente para combater este problema os exercícios mais indicados são os de Pilates e os hipopressivos, se forem bem feitos, obviamente.
  • Reduza o stress: o stress é um dos grandes inimigos do estômogo, pois leva a acumulação de gases na barriga, causando inchaço. Quem come com stress, come mais rápido e vai também mastigar menos, o que, por sua vez, faz com que a digestão demore mais tempo. Ao comer com stress, não só vai engolir mais ar, como também vai comer muito mais, por isso coma com calma num ambiente tranquilo.

Mais soluções para ter a barriga lisa

Algumas soluções caseiras podem ajudar a ter a barriga lisa. Especialmente bom para reduzir a barriga é tomar uma colher de vinagre de maçã ou cidra diariamente depois de se levantar. Isto ajuda a reduzir a gordura do estômago e, além disso, estimula a perda de peso.

Canela promove perda de gordura na barriga

A canela é considerada uma especiaria termogénica e anti inflamatória, ambas as propriedades podem ajudar a melhorar a digestão, reduzindo o inchaço. Além disso, não só reduz a gordura da barriga, como também reduz a gordura corporal. Por isso, aproveite os benefícios da canela e inclua-a na sua alimentação, mas de uma forma saudável, não comece a comer bolos, biscoitos e sobremesas açucaradas, deve adicionar canela à sua alimentação habitual.

Outra opção é tomar 1 colher de chá de canela por dia, dissolvida em meio copo de água, combinado com as refeições, por exemplo, meia colher de chá de canela com o pequeno-almoço, e a outra meia colher de chá ao jantar. Seja como for, o importante é que tomar mais canela, não vai obter mais benefícios. Não exceda a medida indicada.

Os melhores chás para a barriga lisa

Os chás de plantas que ajudam na digestão fazem diminuir o inchaço do estômago. Algumas destas plantas têm ainda uma ação calmante e anti-inflamatória, todas juntas vão ajudar a reduzir a barriga. As plantas medicinais mais indicadas para tal fim são o anis, o funcho, o cominho, o dente-de-leão, erva-doce, hortelã-pimenta. A seguir duas de receitas de chás para uma barriga lisa.

Receita de chá para a digestão: cominho, sementes de anis e erva-doce. Coloque uma colher de chá desta mistura de ervas numa chávena grande e adicione em seguida um quarto de litro de água a ferver. Tape e deixe descansar durante 15 minutos. Beba depois das refeições.

Receita de chá para acalmar o estômago: raiz de dente-de-leão, erva-doce, cominho e hortelã-pimenta, coloque uma colher de chá cheia de esta mistura de ervas e junte água a ferver, tape e deixe repousar durante dez minutos. Coe, e beba uma chávena 3 vezes ao dia antes das refeições.

Todos os chás de ervas medicinais, são para ser utilizados como uma cura e, não para ser bebidos como água ou  outra bebida normal. Beba o chá durante algum tempo, e depois faça uma pausa de cerca de quatro semanas.

Mova-se e diga adeus à gordura da barriga

O exercício ajuda a ter a barriga lisa, não tem necessariamente de praticar desporto, musculação e treino de resistência, uma simples caminhada de pelo menos 30 minutos por dia ajuda a baixar a barriga e a evitar mais ganho de peso. Pode fazer uma caminhada rápida diária, além disso, se prolonga a caminhada a 60 minutos por dia, não só reduz o volume da barriga, mas vai perder peso. Movimento é gastar calorias.

Massagens que ajudam a ter a barriga lisa

A massagem abdominal ajuda a melhorar o funcionamento intestinal, fazendo reduzir o seu volume, especialmente se for feita duas vezes por dia. A primeira massagem deve ser feita de manhã depois de acordar, ou seja, quando ainda estiver na cama. A segunda massagem, à noite antes de adormecer ou meia hora depois do jantar. Pode usar um óleo natural para a massagem.

Deitada, relaxe os músculos abdominais e faça respirações profundas. Agora coloque a mão na barriga e mova-a com movimentos circulares no sentido contrário aos ponteiros do relógio, e faça a massagem com uma leve pressão. Agora, coloque a mão esquerda e move-as em pequenos círculos, mas no sentido dos ponteiros. Por último, com as duas mãos ao mesmo tempo, uma, no sentido contrário aos ponteiros, a outra no sentido dos ponteiros, faça massagens em movimentos circulares.

Além da mudança alimentar, cumpra muitas destas dicas para ter a barriga lisa e irá se surpreender como os seus intestinos vão funcionar melhor, e o inchaço desaparece, obviamente que para ver resultados positivos pode ser preciso 2 a 3 semanas, mas o mais importante é que comece a adotar estes bons hábitos e que a partir de agora façam parte da sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *