10 000 passos por dia

Sabia que 10 000 passos por dia poderia ser a solução para muitos dos seus problemas de saúde. Atualmente vivemos num mundo onde existem cada vez mais pessoas com hábitos de vida sedentários, o que de certo modo contribui para o aumento da obesidade e os problemas de saúde associados.

Está mais que comprovado pela ciência que a prática de atividade física contribui para a nossa saúde e bem estar, sendo por isso recomendada pelos médicos. Por esta razão caminhe 10.000 passos por dia! Já a seguir veja porque razão deve fazê-lo.

10 000 passos por dia emagrece

10 000 passos por dia melhora a saúde

Esta ideia nasceu no Japão, como resposta à pergunta: quantos passos devemos caminhar por dia pela nossa saúde?  O número 10.000 passos por dia surgiu então naquela altura, como uma proposta comercial, sem estudos e sem ciência, que o comprovasse. Mais tarde, este valor encontrou razão de ser, em muitos estudos realizados. Não é de admirar: o exercício físico diário faz bem ao nosso corpo, de isso ninguem tem dúvidas. Está mais que comprovado por muitos estudos que o exercício é saudável.

Os estudos revelaram que as pessoas que praticam diariamente um mínimo de 30 minutos de atividade física tendem a ter menos problemas cardíacos, menos problemas respiratórios, um sistema muscular e esquelético fortalecido, prevenindo assim o aparecimento de fraturas e osteoporose. Se você caminhar regularmente 10 000 passos por dia, veja todos os benefícios que vai conseguir:

  • Menos risco de doenças cardiovasculares
  • Fortalece as articulações e os ossos
  • Fortalece o sistema imunológico, assim reduz a possibilidade da pessoa ficar doente
  • Baixa a pressão sanguínea, reduzindo o risco de um ataque cardíaco ou derrame cerebral
  • Faz perder peso
  • Faz aumentar o bom humor
  • Aumenta a critatividade

Caminhar 10 000 passos é saudável, é uma atividade física que além de todos os benefícios para a saúde, ajuda-nos a ficar bem dispostas e felizes, pois o movimento estimula a produção de endorfinas, hormonas que aumentam a sensação de felicidade.

10.000 passos por dia emagrece?

A resposta é sim, para quem quer emagrecer, deve saber, que 10 000 passos por dia queima uma média de 300 calorias, o que representa queimar 2 000 calorias ao fim de uma semana. Claro, que vai depender de si, da sua passada, rapidez e a frequência com que caminha.

As caminhadas em passo lento e curtas, não são suficientes. Qualquer pessoa que queira perder peso deve caminhar todos os dias no mínimo meia hora. As caminhadas diárias para emagrecer, só começam a fazer efeito depois de 30 minutos. Esta é a única maneira de estimular o metabolismo e a circulação, para que o corpo gaste calorias.

Os típicos passeios próprios do domingo, não valem para perdr peso, embora qualquer movimento é melhor que nada. Os 10.000 passos por dia pode ser um nível exigente, sobretudo para quem não está habituado ao movimento. Por isso uma opção é começar com menos, caminhar 4.000 a  5.000 passos por dia, é uma boa ideia para iniciar-se.

Quantos passos caminhamos por dia?

Atualmente a vida sedentária e os trabalhos, que não exigem práticamente esforço físico, fazem com que as pessoas caminhem uma média de 4 000 passos por dia. Quando a pessoa não chega aos 5 000 passos diarios, é considera sedentária. Para ser considerada ativa deve chegar aos 10 000 passos, este é o valor ideal para que qualquer  pessoa possa ter uma boa saúde cardiovascular.

Equivalência dos passos em km, horas e minutos

Caminhar 10 000 passos, equivale a 8 km. Em relação ao tempo, depende do tamanho do seu passo e da rapidez. Mas para um passada média, normalmente são feitos 100 passos por minuto e, para uma passada mais longa, são feitos 130 passos por minuto. Sendo assim, quem caminha em passos médios, vai fazer os 10.000 passos por dia em 100 minutos, ou seja, 1 hora e 40 minutos.

Se caminhar em passadas mais longas, vai precisar de menos tempo, cerca de 1 hora e 15 minutos. Mas a boa notícia é que não precisa de fazer todos estes passos de uma só vez, porque conta todo o movimento que a pessoa faz por dia, desde que se levanta até ir para a cama.

Como fazer 10 000 passos por dia

Estes passos podem ser integrados no seu dia a dia, na sua vida normal, não é preciso aderir a um programa de fitness, ou ir ao ginásio, ou fazer jogging, nem correr, nem subir montanhas, o mais importante é integrar os 10.000 passos à sua vida cotidiana. Sendo assim, aproveite todas as oportunidades para dar mais passos.

Andar é algo que fazemos ao longo de todo o dia, contudo na maior parte das vezes, se tivermos outra opção, evitamos fazê-lo. Se temos umas escadas rolantes e umas escadas normais optamos sempre pelas escadas rolantes, se o nosso trabalho fica a 15 minutos de casa optamos sempre por ir de carro. Chegar aos 10 000 passos por dia não é assim tão difícil, mas se alterarmos alguns dos nossos hábitos diários, consigueremos, veja ideias:

  • Se o trabalho ficar perto de casa, opte sempre por ir a pé
  • Se o seu trabalho ficar longe de casa, leve o carro mas estaciona-o pelo menos 15 minutos de distância do seu trabalho, o resto do caminho ande a pé
  • Nos locais onde existir elevador ou escadas rolantes, opte sempre por ir pelas escadas normais
  • Se tiver um cão, leve-o a passear várias vezes ao dia
  • No seu tempo livre, procure fazer caminhadas em passo rápido de 30 minutos ao ar livre
  • Se gosta de ver montras, vá passear até ao centro comercial, e ande sem parar
  • Coloque a bicicleta estática em frente da televisão e aproveite para pedalear
  • Se vai de autocarro ou metro, saia uma ou duas paragens antes, e caminhe até ao trabalho
  • Beba muita água ao longo do dia, isto irá fazer com que tenha de ir mais vezes à casa de banho, logo irá aumentar a quantidade dos seus passos diários

Como pode constatar, ao introduzir estes hábitos no seu dia-a-dia, facilmente se aproximará aos 10 000 passos. O mais importante é promover o movimento na sua vida e reduzir as situações de estar parado. Mas para realmente ficar a saber quantos passos dá por dia, utilize um pedómetro. Deverá liga-lo logo após se levantar, pois todos os passos contam.

Fique a saber se é ativo ou sedentário

Sabia que através do número de passos que dá diariamente é possível saber se é uma pessoa sedentária ou ativa? Vejamos:

  • Pessoas que andam menos de 5 000 passos por dia: são sedentárias
  • Pessoas que andam entre 5 001 e 7 500 passos por dia: têm um nível de atividade física muito baixo
  • Pessoas que andam entre 7 501 e 9 999 passos por dia: têm um nível de atividade física baixo
  • Pessoas que andam 10 000 passos por dia: têm um nível de atividade física ativo
  • Pessoas que andam mais de 10 000 passos por dia: têm um nível de atividade física muito ativo

Como pode verificar, sem dúvida alguma, caminhar pode ser um dos melhores remédios para a nossa longevidade. Caminhe e ganhe anos de vida.

Como contar os passos?

O uso das novas técnologias permite levar um registo da sua atividade física diária, que lhe permite contar o número de passos, desta forma pode melhorar a sua performance e alcançar os seus objétivos. Estas são as ferramentas que podem ajudar:

  • Pedómetro: serve para contar os passos que damos todos os dias
  • Aplicações para o telemóvel: existem Apps gratuitas ou de pago que contam os passos
  • Pulseiras inteligentes: esta é a última técnologia dos últimos anos, que visa contar não só os passos, como também as calorias que queimou, a velocidade, a distância…

Fazer 10.000 passos por dia não é um desafio difícil de alcançar, é muito mais simples do que aquilo que pensamos, especialmente, se tivermos em conta, que a saúde será a grande benefícida. Portanto, deixe o seu estilo de vida sedentário e comece a caminhar! E não se esqueça de acompanhar com uma dieta equilibrada, tudo em prol de um estilo de vida saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.