Como ganhar energia – Mexa-se!

Certamente que ao longo do dia já se deparou com alguns períodos de cansaço e fadiga extrema, que acusam falta de energia, por isso o primeiro que pensa é como ganhar energia. Não existe a fórmula mágica válida para todos, pois cada pessoa tem hábitos diferentes, e portanto estilos de vida variados.

Mas aqui ajudamos a que descubra por si mesmo a que se deve a sua falta de energia e como a pode vencer. São muitos os motivos que levam a ela, mas quase todos relacionados com os hábitos de vida, a falta de atividade física, pode ser uma das principais, porque esta produz imensos benefícios para o nosso bem estar.

como ganhar energia

Como ganhar energia com o exercício físico

Será que sabe que este cansaço pode ser derivado à falta da prática de atividade física? Pois é, uma vida sedentária poderá levar à manifestação do cansaço e da fadiga, isto porque existe uma determinada endorfina que é responsável pelo nosso bem estar e que só é produzida através da prática de exercício físico, logo quando não se dá a estimulação da sua produção o nosso corpo tende a perder a energia que tem acumulada, originando assim a fadiga, o cansaço e em alguns casos poderá levar também a uma manifestação de estados depressivos.

Como pode constatar, para vencer a fadiga, a prática de atividade física é muito importante, pois como já referido, só assim se poderá estimular a produção da endorfina responsável pelo nosso bem estar. Deste modo e segundo alguns especialistas, para prevenir a fadiga é recomendado que pratique diariamente pelo menos 30 minutos de atividade física, podendo assim optar por simples caminhadas diárias ou passeios ao ar livre.

Dicas para ganhar energia

Para além da prática da atividade física é também muito importante conhecer outras dicas que lhe permitirão recuperar toda a energia que necessita para encarar todas as suas tarefas diárias.

  • Implemente no seu dia-a-dia a prática de uma dieta saudável, nutritiva e equilibrada, devendo esta ser rica em cereais, frutas, legumes, verduras e gorduras saudáveis para o nosso organismo.
  • Evite fazer refeições com excessivos hidratos de carbono, já que estes são logo transformados em açúcar, dando a sensação de energia rápida, mas este efeito desaparece rapidamente, e acaba por sentir-se cansado e fraco.
  • Não coma muito de uma só vez. Coma menos, mas com mais frequência
  • Nunca estar mais de 3 horas a 4 horas sem comer
  • Beber cerca de 1,5 litros a 2 litros de água, de modo a proporcionar a hidratação necessária para o bom funcionamento do nosso organismo, pois como sabemos a água é vital para o equilíbrio do mesmo
  • Durma 7 a 8 horas de sono. Quem não dorme bem, não tem energia suficiente para trabalhar e estar concentrado
  • Aprenda a respirar bem, embora respirar seja algo que fazemos automáticamente, mas aqui nos referimos à respiração profunda e consciente, que ajuda a acalmar a mente e a fortalecer o corpo, fazendo-o ganhar energia vital. A respiração profunda é concentrar-se na inalação e exalação, e pode ser feita no escritório, na fila do supermercado, no carro, em qualquer parte
  • Reduza o stress, já que este pode ser um dos principais responsáveis da falta de enrgia e cansaço. Aprenda a lidar com o stress e pratique técnicas de relaxamento. A respiração profunda também pode ajudar
  • No trabalho, faça pequenas pausas, é aconselhável fazer uma pausa de cinco a dez minutos por cada hora e meia de trabalho, isto ajuda a desanuviar a mente
  • Evitar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas, uma vez que estes elementos contribuem negativamente para a acumulação de toxinas no nosso organismo. Toxinas estas que quando acumuladas para além de promoverem a perda de energia contribuem também para o desenvolvimento de dores de cabeça, problemas de pele, dores articular, etc…

Agora que já sabe o que fazer para ganhar energia, tendo em conta tudo o que foi já referido, de forma a evitar que o cansaço e a fadiga se apoderem de si e afete negativamente o seu dia-a-dia, pois quando esta se converte em crónica pode também levar ao aparecimento de problemas de saúde, deve também saber o que é que nos rouba energia.

Conheça os ladrões de energia

Para além da falta de prática de exercício físico, também existem outros elementos que poderão contribuir negativamente para a diminuição da energia do nosso organismo. Deste modo poderemos destacar os seguintes elementos:

  • Consumo excessivo de açúcar
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco
  • Os alimentos dão energia mas também roubam, sobretudo quando existe a prática de uma alimentação desequilibrada
  • Má hidratação do organismo

Lembre-se sempre que a melhor forma de ganhar energia é praticar uma atividade física regular, juntamente com uma alimentação com todos os nutrientes, livre de alimentos refinados e cumprir as sua horas de sono. Tudo no seu conjunto, representam o melhor remédio para lutar com o cansaço e a falta de energia. Por isso deixe os seus hábitos sedentários e comece já a mexer-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.