Como melhorar a silhueta com alongamentos

A prática desportiva e o exercício físico no geral nunca estiveram tão na moda. Mais do que o emagrecimento, a procura prende-se maioritariamente com um aspeto mais saudável do corpo. Melhorar a silhueta com alongamentos é uma forma de se mexer, ajudando a ficar mais elegante e com uma melhor postura.

Continue a ler e descubra como é que é possível, sem precisar de sair de casa ou praticar algum desporto exigente, ter um corpo mais elegante.

Melhorar a silhueta com alongamentos

Como melhorar a silhueta com alongamentos

Durante muito tempo, os alongamentos estavam unicamente confinados à preparação física dos atletas ou ao aquecimento antes da realização de alguma prática desportiva, como por exemplo a realização de exercícios de alongamento antes de uma caminhada que promove a perda de peso e para preparar os músculos e as articulações. Hoje são considerados um desporto que traz múltiplos benefícios para o corpo e para a mente. Para além de ser possível melhorar a silhueta com alongamentos, esta prática também tem diversos outros benefícios e vantagens para a saúde.

Os alongamentos são uma disciplina desportiva delicada, que envolve o alongamento dos membros do corpo, a sua contração e o relaxamento dos músculos de forma lenta e controlada. Essencial para relaxar os músculos, melhorar a postura e aliviar o estresse, os alongamentos têm muitos benefícios e podem ser praticados todos os dias, mesmo que não se faça qualquer outro tipo de desporto.

Benefícios e vantagens dos alongamentos

Para além de ajudar a melhorar a silhueta, esta prática permite também:

  • aumentar a flexibilidade geral do corpo
  • relaxar e fortalecer a elasticidade dos tendões e dos músculos
  • manter e preservar a saúde das articulações, promovendo a sua lubrificação
  • retardar a progressão de doenças degenerativas da cartilagem articular, como a osteoartrite
  • prevenir a dor muscular crônica
  • desenvolver a capacidade respiratória
  • melhorar a qualidade do fluxo sanguíneo
  • reduzir a pressão arterial

Melhorar a silhueta com alongamentos ou outros efeitos imediatos no corpo e na saúde física, não são no entanto os únicos benefícios desta prática. Fazer sessões de alongamentos é uma excelente forma para libertar o stress e controlar a ansiedade.

A prática de alongamentos tem também benefícios inesperados na capacidade de concentração, pois os exercícios exigem muita atenção para serem praticados corretamente. Para maximizar os benefícios de uma sessão, seja para ajudar a mente ou alongar a silhueta, a pessoa deve conseguir respirar no ritmo certo, adotar e manter uma boa postura e sentir o esforço muscular do seu corpo.

Quando devo fazer alongamentos?

Os alongamentos podem ser feitos como preparação de uma atividade desportiva, mas não só! Se for praticar algum exercício físico, deve sempre passar por uma sessão de alongamentos antes de começar. Melhorar a silhueta com alongamentos não é aqui o objetivo central, mas sim o aquecimento dos músculos para deixá-los aptos a um esforço maior e mais exigente.

Depois de realizar algum exercício físico, é também muito importante fazer alguns alongamentos, pois aqui o objetivo será relaxar os músculos e fazê-los regressar ao seu comprimento natural (que tinham antes do exercício). Os alongamentos depois da prática desportiva permitem que o organismo se recupere mais rapidamente .

No entanto, se procura melhorar a silhueta com alongamentos mas sem associar nenhuma prática desportiva, também o pode fazer como uma disciplina separada! De forma diária, é um excelente exercício físico para ser feito em casa, em alguns minutos, permitindo-lhe fazer uma prática desportiva sem precisar de perder demasiado tempo ou esforço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *