Conheça os benefícios de praticar Pilates

Se pensa em começar a fazer algum exercício físico mas não tem paciência nem energia para as típicas aulas de ginásio, fique a saber mais sobre os benefícios de praticar Pilates.

Este método serve para todas as pessoas e idades, por isso se pensa em optar pelo Pilates, são muitas as suas vantagens, além de tonificar o corpo, é um método que promove o bem-estar e que tem inúmeros benefícios para a saúde de quem o pratica. Mas em que consiste exatamente? De onde vem e o que é o Pilates?

O que é o Pilates?

pilates o que é

 

O Pilates não é considerado um desporto, mas sim uma prática, ou mais especificamente um programa de condicionamento físico. Este método, criado pelo alemão Joseph Humbertus Pilates no início do século XX, é constituído por cerca de 500 exercícios específicos que promovem o bem-estar físico e emocional.

O criador deste método acreditava que a saúde física e a mental eram indissociáveis, daí o seu método abranger o ser humano como um todo. O Pilates reúne elementos de técnicas orientais e ocidentais e os seus objetivos passam pela prevenção de danos derivados da má postura e pela melhoria da capacidade de resistência ao esforço.

Pilates baseia-se em seis princípios fundamentais:

  • concentração
  • respiração
  • controlo
  • centralização
  • precisão
  • fluência de movimentos

Cada aula começa com o alinhamento da coluna de forma a chegar à chamada postura neutra, que deve ser mantida durante toda a sessão. Os exercícios têm por base a anatomia humana e utilizam o peso do próprio corpo. Alguns exercícios utilizam também a chamada “bola de Pilates” que ajuda a treinar e a fortalecer os músculos de base, ou seja, músculos que permitem a estabilidade do corpo e a boa postura.

Benefícios de praticar Pilates

  • Estimula a circulação
  • Aumenta a flexibilidade, a força muscular e a coordenação motora, permitindo por isso, que o praticante aprenda a controlar os seus músculos e fique em sintonia com o seu corpo
  • Melhora o equilíbrio e ajuda a corrigir a postura
  • Pilates tonifica o corpo, fortalecendo os músculos, promove a perda de peso e reduz o perímetro abdominal
  • A nível psicológico, diminui o stresse e a ansiedade e melhora a concentração
  • Ao trabalhar os músculos pélvicos, beneficia a sexualidade ao mesmo tempo que previne a incontinência urinária
  • Como treina vários grupos musculares em movimentos suaves, ajuda na recuperação de lesões assim como no desempenho desportivo
  • No geral, todos os benefícios de Pilates se traduzem na promoção da saúde e do bem-estar a todos os níveis

Esta prática é para todos?

Qualquer pessoa pode praticar Pilates, pois o método é adaptável a todas as idades e pode funcionar como complemento ao tratamento de diversas doenças físicas ou emocionais. Mesmo atletas de alto nível podem seguir este método como atividade complementar. É também indicado para mulheres em período pós-parto e a pessoas mais velhas, que pretendam manter-se ativas, mas não tenham condições de frequentar ginásios ou praticar atividades desportivas.

O Pilates pode também ser praticado por crianças, sendo que os exercícios são ministrados através de atividades mais lúdicas que mantém a criança motivada e interessada. Além de todas as vantagens descritas, a prática de Pilates ajuda a amenizar as dores musculares por vezes associadas ao crescimento.

Depois de conhecer os benefícios de praticar Pilates e se deseja ter o corpo em forma e tonificado, sem grandes músculos, Pilates é para si! Esta prática pode também ser praticada em casa, pois não é necessário grandes equipamentos, apenas roupa confortável e alguns acessórios, mas opcionais, como o tapete de pilates e a bola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *